Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Suênya Nathalya Cortez de Queiroz-
dc.date.accessioned2023-10-16T17:40:13Z-
dc.date.available2023-10-16T17:40:13Z-
dc.date.issued2014-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28740-
dc.description.abstractThe Universities have entered the practice of research in undergraduate, serving the relevance to the academic and professional development of the student as one of the reasons for such inclusion. The Monograph-TCC, in this scenario, that stands out because it gives the students, in most cases, the first contact with the research activity. For the preparation of a work of this nature, beyond the object of researchit self, according to the rules and regulations that take care of the matter, there is a need fork no wing the formal structure; to ensure that the job meet sits objective insaysrespects to the form. This researchaimed to examine on the level of understanding of students about the formal structure of TCC in Accounting courseat the Federal University of Paraíba. Research characterized regarding classification as descriptive of field survey and quantitative data collection occurred througha questionnaire, which was divided into two parts: characterization and understanding of the surveyed students about the formal structure, with the questions of the second part structure as a Linkerts scale type. The respondents were senior students of the course, since they are near the elaboration of TCC. The level sought was ranked among poor, regular and good, considering the pre-textual, textual and post-textual elements as the formal structure of the TCC. The results indicate that students' understanding about the formal structure needs to be improved because elements such as title page, abstract, justification and post-textual elements were classified as low level of knowledge, a percentage lower than 50% of the total. The theoretical foundation and final consideration shave presented themselves as regular level with 54% and 65% respectively of the total. Moreover, with 72% the methodology enters as an element that the student obtained a better understandingpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-16T17:40:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SNCQN16102023.pdf: 1228153 bytes, checksum: ee17c6e0b7a3b421ca0015b8865f5dee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T17:40:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SNCQN16102023.pdf: 1228153 bytes, checksum: ee17c6e0b7a3b421ca0015b8865f5dee (MD5) Previous issue date: 2014-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução cientificapt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectEstrutura formalpt_BR
dc.titleTrabalho de conclusão de curso: compreensão dos formandos da UFPB a respeito da estrutura formalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega-
dc.description.resumoAs Instituições de Ensino Superior têm inserido a prática da pesquisa nos cursos de graduação, sendo relevante para o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno como uma das razões para tal inserção. O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, neste cenário, se destaca, pois proporciona ao discente, na maioria das vezes, o primeiro contato com a atividade de pesquisa. Para a elaboração de um trabalho desta natureza, além do objeto propriamente dito da pesquisa, de acordo com as normas e regulamentos que cuidam da matéria, há uma necessidade que se conheça a estrutura formal, isto para que o trabalho cumpra o seu objetivo no que diz respeitos à forma. Esta pesquisa teve como objetivo analisar sobre o nível de entendimento dos alunos a respeito da estrutura formal do TCC, no curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal da Paraíba. Quanto à classificação, a pesquisa é caracterizada como descritiva, de levantamento de campo e quantitativa, a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário, o qual foi dividido em duas partes: caracterização dos pesquisados e entendimento dos alunos a respeito da estrutura formal, sendo as questões da segunda parte estruturadas na forma de uma escala tipo Linkert. Os respondentes foram alunos do último ano do curso, já que estão próximos a elaboração do TCC. O nível buscado foi classificado entre fraco, regular e bom, contemplando os elementos pré-textuais, textuais e pós textuais, ou seja, a estrutura formal do TCC. Os resultados indicam que a compreensão dos alunos a respeito da estrutura formal ainda precisa ser melhorada, pois elementos como: folha de rosto, sumário, justificativa e elementos pós-textuais foram classificados como de nível fraco de conhecimento, representando um percentual menor que 50% do total. Já a fundamentação teórica e as considerações finais apresentaram-se como nível regular com 54% e 65% do total, respectivamente. E com 72% a metodologia entra como um elemento que o discente obteve melhor entendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SNCQN16102023.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons