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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28749
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Weydson Barreto Sales dos-
dc.date.accessioned2023-10-16T19:02:03Z-
dc.date.available2023-10-16T19:02:03Z-
dc.date.issued2014-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28749-
dc.description.abstractThis work Completion of course has aimed to highlight the internal control activities of a public agency, through a comparison between the characteristics of the internal control system with the widespread concept by reference I COSO model, evaluating the importance attached to the control inmate at the Port Authority of Paraíba and presenting the similarities and differences with the guidelines prescribed in the model in question. The method used to conduct the study was a case study because it was conducted within the Port Captaincy of Paraíba, with a questionnaire closed on a five-point Likert scale questions, such visits were also undertaken at the premises, was also classified as documentary research through consultations with the observation of laws and practices adopted by the unit. For data analysis an assessment tool appropriate to the reality of the entity, then to internal control was prepared with the support of this tool, check the level of harmonization. The data were treated and worked, in order to arrive at the answer of the question:. "What is the level of harmonization between operating internal control procedures used in the Port Authority of Paraíba, and the reference model COSO I" From the data analysis it was concluded that the level of harmonization is 70.95%. Given the verifications of the Port Authority of Paraíba has a good level of harmonization when compared, for example, the level of harmonization found by Silva (2009) in previous research, with a minimum of 27.7% and a maximum of 77.8% for the study of 37 municipalities in Pernambuco. Still taking as a parameter for this analysis the thermometer structuring Silva (2009), it is possible to consider the level of harmonization of the captaincy as high as it is between the limits, exceeding 7.00.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-16T19:02:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WBSS16102023.pdf: 982491 bytes, checksum: 679f67bfd3eb46fba71111a906ad7063 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectControle Internopt_BR
dc.subjectCOSO Ipt_BR
dc.subjectCapitania dos Portos da Paraíbapt_BR
dc.titleProcedimentos de controle interno utilizados em organização militar: uma estudo comparativo entre as práticas de controle utilizada em um órgão da Marinha e o modelo COSO Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Vera Lúcia-
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso possui como objetivo evidenciar as atividades de controle interno de um órgão público, por meio de uma comparação entre os aspectos do sistema de controle interno com os conceito disseminados pelo modelo de referência COSO I, avaliando a importância atribuída ao controle interno na Capitania dos Portos da Paraíba e apresentando as similaridades e diferenças com as orientações prescritas no modelo em questão. O método utilizado para realização da pesquisa foi um estudo de caso por ter sido realizado dentro da capitania dos Portos da Paraíba, com aplicação de um questionário de perguntas fechadas em uma escala Likert de cinco pontos, como também foram realizadas visitas às instalações, também foi classificada como pesquisa documental através de consultas às legislações e observação das práticas adotadas pela unidade. Para análise dos dados foi elaborado um instrumento de avaliação do controle interno adequado à realidade da entidade, para em seguida, com o apoio dessa ferramenta, verificar o nível de harmonização. As informações coletadas foram tratadas e trabalhadas, a fim de se chegar à resposta da questão: “Qual o nível de harmonização entre os procedimentos operacionais de controle interno, utilizados na Capitania dos Portos da Paraíba, e o modelo de referência COSO I?”. A partir das análises dos dados concluiu-se que o grau de harmonização é de 70,95%. Diante das verificações realizadas, a Capitania dos Portos da Paraíba possui um alto nível de harmonização quando comparado, por exemplo, com o nível de harmonização encontrado por Silva (2009) em pesquisa anterior, com a mínima de 27,7% e a máxima de 77,8%, no estudo de 37 prefeituras pernambucanas. Tomando ainda como parâmetro para esta análise o Termômetro de estruturação de Silva (2009), é possível considerar o nível de harmonização da Capitania como alto, pois está entre os limites estabelecidos, sendo superior a 7,00.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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