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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Isabelli Cristina Lourenço de-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:26:30Z-
dc.date.available2023-10-16T20:26:30Z-
dc.date.issued2014-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28756-
dc.description.abstractThe Examination of Sufficiency established by the Conselho Federal de Contabilidade – CFC aims to prove that the knowledge acquired during the course of Bachelor’s Degree in Accounting Sciences are sufficient for professionals to develop activities relevant to the profession and meets the requirements of the market. Therefore, the same was instituted as requisite for obtaining professional registration united with the regional organs of the class, the Conselhos Regionais de Contabilidade – CRC’s. In front of such a requirement, it aroused the interest in measuring the perception of the students of the course of accounting sciences from Universidade Federal da Paraíba – UFPB in relation to the knowledge required to perform the Examination Sufficiency. This research is characterized as descriptive and it was used as technical procedure the field survey, with data collection through a questionnaire divided into two parts, where the first try to draw a profile of the respondent and the second measure their perception of the subjects covered in the undergraduate program, this requirements also covered in Exam Sufficiency. This second was developed in order to utilize of Likert’s scale to verify the data. The sample consisted of 82 last year students of Accounting Sciences course from UFPB at day and night shifts. The analysis showed that, overall, the students consider the knowledge acquired during graduation enough for performance to exam, although the rate of students approved in this exam still less than half of the enrolled. Even with this perception, when we consider isolated disciplines, they verify exists certain deficiency about the knowledge acquired in class. Through research, it was also noted that examination is considered of great importance by the students, since it improves the quality of the professional who goes to work in this area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-16T20:26:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICLL16102023.pdf: 1249693 bytes, checksum: de1e70ad3261e27b9d31c5b95c30b6d1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectExame de suficiênciapt_BR
dc.subjectConselho federal de contabilidade - CFCpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleExame de suficiência: percepção de alunos de uma instituição de ensino superior a respeito do conhecimento necessário para a sua realizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega-
dc.description.resumoO Exame de Suficiência instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC visa comprovar que os conhecimentos adquiridos durante a graduação do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis são suficientes para que os profissionais desenvolvam as atividades pertinentes à profissão e atendam as exigências do mercado. Desta forma, o mesmo ficou instituído como requisito para obtenção do registro profissional junto aos órgãos regionais de classe, os Conselhos Regionais de Contabilidade – CRC’s. Diante de tal exigência, surgiu o interesse em mensurar qual a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba - UFPB em relação ao conhecimento necessário para a realização do Exame de Suficiência. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e foi utilizado como procedimento técnico o levantamento de campo, com coleta de dados através de aplicação de questionário dividido em duas partes, onde a primeira buscou traçar um perfil do respondente e a segunda mensurar sua percepção acerca das disciplinas abordadas no curso de graduação, requisitos também abordados no Exame de Suficiência. Esta última parte foi desenvolvida de forma a utilizar-se a escala de Likert para análise dos dados. A amostra foi composta por 82 discentes do último ano letivo do curso de Ciências Contábeis da UFPB dos turnos diurno e noturno. A análise apontou que, de forma geral, os pesquisados consideram o conhecimento adquirido durante a graduação suficiente para a submissão ao exame e que o índice de aprovação dos alunos da UFPB justifica essa percepção, muito embora o índice de aprovação nacional em tal exame ainda seja menor do que a metade dos inscritos. Mesmo com essa percepção, quando consideramos disciplinas isoladas, os mesmos verificam haver certas deficiências no que diz respeito ao conhecimento adquirido em sala de aula. Através da pesquisa também foi possível constatar que tal exame é considerado de grande importância pelos discentes, visto que melhora a qualidade do profissional que vai para o mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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