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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28765
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Celi-
dc.date.accessioned2023-10-17T20:57:13Z-
dc.date.available2023-10-17T20:57:13Z-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28765-
dc.description.abstractThe companies, in a market competitiveness, adopt attitudes that differ it from each others, and that lead to customer loyalty, ensuring their survival. The investing in the environment, adopting sustainability practices, is a differentiator in this context, particularly relating to the production of sugar, alcohol, paper and timber companies, which directly affect the environment. This monography, then, aims to identify which environmental practices have been adopted by companies belonging to segments of sugarcane, timber and pulp and paper, classified on the New Market of BM&FBOVESPA. It standardized financial statements, the management reports, annual reports, and sustainability of these businesses for the periods 2011, and 2012. The study shows that almost all companies have shown their environmental practices in the annual reports and sustainability, and that the standard financial statements are not the main means of disclosure of environmental data.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-17T20:57:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CP17102023.pdf: 238650 bytes, checksum: 907251a0e8b9a50030f6ea150c118328 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectPraticas ambiental – BM&FBOVESPApt_BR
dc.titleUm estudo acerca da evidenciação ambiental nas empresas dos segmentos de sucroalcoleiro, madeira e papel, pertencentes ao novo mercado da BM&FBOVESPApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Rommel de Santana-
dc.description.resumoAs empresas, em um mercado de crescente competitividade, passam a adotar atitudes que as diferenciam umas das outras e que levam à fidelização de seus clientes, garantindo sua sobrevivência. Investir no meio ambiente, adotando práticas de sustentabilidade, tem sido um diferencial importante nesse contexto, sobretudo para empresas ligadas à produção de açúcar, álcool, papel e madeira, que afetam diretamente o meio ambiente. O presente estudo, então, tem como objetivo identificar quais práticas ambientais vem sendo adotadas pelas empresas pertencentes aos segmentos de sucroalcooleiro, madeira e papel e celulose, classificadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Para o alcance dos objetivos, foram analisadas as demonstrações financeiras padronizadas, os relatórios da administração, os relatórios anuais e de sustentabilidade das empresas referente aos períodos de 2011 e 2012. O estudo demonstra que quase todas as empresas têm evidenciado suas práticas ambientais nos relatórios anuais e de sustentabilidade, e que as demonstrações financeiras padronizadas ainda não são o principal meio de evidenciação dos dados ambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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