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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Junior, Evandro Marcos de-
dc.date.accessioned2023-10-18T17:37:50Z-
dc.date.available2023-10-18T17:37:50Z-
dc.date.issued2014-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28772-
dc.description.abstractA broader entrepreneurial training will cause the accounting professional to participate more enthusiastically in all aspects and processes of enterprises, contributing increasingly to growth companies. The present research aimed to investigate how the general curriculum and extracurricular activities of the Accounting course at the Federal University of Paraiba are sufficient to develop in students the entrepreneurial profile. It is a bibliographical research, survey, exploratory and descriptive. The data collection instrument was through the application of a questionnaire in the form of Google Drive with an open question and the other closed, where respondent profile has been identified and the activities carried out throughout the course which enables the development of an entrepreneurial attitude. The sample was composed of 52 students graduating. In relation to the results obtained, the research showed that 84.62% of students did not participate in any extension project or scientific initiation. Another point of extreme relevance was observed when only 57.69% of respondents were able to identify the definition of entrepreneurship and 86.54% participated in lectures to stimulate entrepreneurship. As a consequence, along with General Entrepreneurial Trend test instrument (TEG), it was noticed that students have only one of the five entrepreneurial trends above the average for the test. The survey identified that there is a discipline of Entrepreneurship in the curriculum of the course of science in accounting from the University and the students do not seek related activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-18T17:37:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSJ18102023.pdf: 329448 bytes, checksum: ceecc8e8bc4c59e95eef2d8e9cd2c63a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T17:37:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMSJ18102023.pdf: 329448 bytes, checksum: ceecc8e8bc4c59e95eef2d8e9cd2c63a (MD5) Previous issue date: 2014-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectProfissional Contábilpt_BR
dc.subjectPerfil Empreendedorpt_BR
dc.titleA importancia do ensino do empreendedorismo para a qualificação dos profissionais de contabilidade: uma pesquisa spbre o perfil empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Fedral da Paraíba - UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saraiva, Mirza Cunha-
dc.description.resumoUma formação empreendedora mais ampla fará com que o profissional contábil participe com mais entusiasmo em todos os aspectos e processos dos empreendimentos, contribuindo cada vez mais com o crescimento das empresas. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar de que forma a grade curricular e as atividades extracurriculares do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba são suficientes para desenvolver nos alunos o perfil empreendedor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de levantamento, exploratória e descritiva. O instrumento para coleta dos dados foi através da aplicação de um questionário no formulário do Google Drive com uma questão aberta e as demais fechadas, onde foi identificado o perfil do entrevistado e as atividades realizadas ao longo do curso que proporcione o desenvolvimento de uma postura empreendedora. A amostra foi composta por 52 discentes concluintes. Em relação aos resultados obtidos, a pesquisa revelou que 84,62% dos alunos não participaram de nenhum projeto de extensão ou iniciação científica. Outro ponto de extrema relevância foi observado quando apenas 57,69% dos entrevistados souberam identificar a definição de empreendedorismo e 86,54% não participaram de palestras que estimulassem o empreendedorismo. Em consequência disso, junto com o instrumento Teste de Tendência Empreendedora Geral (TEG), percebeu-se que os alunos possuem apenas uma das cinco tendências empreendedoras acima da média do teste. A pesquisa identificou ainda que não há uma disciplina de Empreendedorismo na grade curricular do Curso de Ciências Contábeis da Universidade e os discentes não buscam atividades relacionadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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