Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatias, Wanessa Carla de Lima-
dc.date.accessioned2023-10-18T18:10:28Z-
dc.date.available2023-10-18T18:10:28Z-
dc.date.issued2014-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28780-
dc.description.abstractCurrently in the context of development economic, one aspect that needs attention in labor markets is the fact that professionals in the same area have different performance. One of the sources of debate relates to the difference between the budgets associated with the influence that education and professional experience, following an ideology as the basis of the Theory of Human Capital and Labour Market Segmentation. In this context, this work aims to assess the effect of continuing education on the income of the accounting profession in João Pessoa city. The methodology is characterized as a literature and a descriptive research. For this work we applied a questionnaire to several accounting professionals, the sample represented about 93 respondents. To place a descriptive analysis of data, Excel for Windows was used, as well as for the statistical tests we used the SPSS Statistics. The result shows that the theory of human capital is stated to identify the variables: schooling, experience as well as points of segmentation of the labor market at the age variable may influence the composition of the income of professional accounting in which represent the sample. Note that the search results are limited to the sample used, but present evidence on the influence of continuing professional education on income.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-18T18:10:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WCLM18102023.pdf: 654558 bytes, checksum: aa6a1809929b135322fa6deb10fc18a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T18:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WCLM18102023.pdf: 654558 bytes, checksum: aa6a1809929b135322fa6deb10fc18a7 (MD5) Previous issue date: 2014-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subject°Educação Continuadapt_BR
dc.subjectProfissional Contábipt_BR
dc.subjectCapital Humanopt_BR
dc.titleEducação Continuada e a renda dos profissionais de contabilidade da cidade de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Girão, Luiz Felipe de Araújo Pontes-
dc.description.resumoAtualmente no contexto de desenvolvimento econômico um aspecto que chama atenção nos mercados de trabalho é o fato de profissionais da mesma área ter rendimento diferenciados. Uma das fontes de debate relata que a diferença entre as rendas, está relacionado com a influência que a educação e a experiência do profissional, seguindo como base a a ideologia da Teoria do Capital Humano e da Segmentação do Mercado de Trabalho. Nesse contexto o presente estudo tem como objetivo verificar a influência da educação continuada sobre a renda dos profissionais de contabilidade de João Pessoa- PB. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva. Para isso aplicou-se um questionário á diversos profissionais contábeis; a amostra representou cerca de 93 respondentes. Para efetuar a análise descritiva dos dados, utilizou-se o programa Excel for Windows, bem como para os testes estatísticos foi utilizado o SPSS Statistics. O resultado da pesquisa mostra que a teoria do Capital Humano se afirma ao identificar que as variáveis: escolarização, experiência, assim como pontos da Segmentação do Mercado de trabalho com a variável idade, podem influenciar na composição dos rendimentos dos profissionais contábeis no qual representam a amostra analisada. Salienta-se que os resultados da pesquisa se limitam á amostra utilizada, porém apresentam indícios sobre a influência da educação continuada na renda do profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WCLM18102023.pdf639,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons