Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Daniel Firmo de-
dc.date.accessioned2023-10-19T17:49:14Z-
dc.date.available2023-10-19T17:49:14Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28799-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T17:48:42Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielFirmodeSouza_TCC.pdf: 1374650 bytes, checksum: bf014efdace0d5129c07b79533440bb6 (MD5) DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf: 560355 bytes, checksum: 0138911f5ed70070418a37dd77d9941d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T17:49:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielFirmodeSouza_TCC.pdf: 1374650 bytes, checksum: bf014efdace0d5129c07b79533440bb6 (MD5) DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf: 560355 bytes, checksum: 0138911f5ed70070418a37dd77d9941d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-19T17:49:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielFirmodeSouza_TCC.pdf: 1374650 bytes, checksum: bf014efdace0d5129c07b79533440bb6 (MD5) DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf: 560355 bytes, checksum: 0138911f5ed70070418a37dd77d9941d (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação em computaçãopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.titleImpacto de uma ação de ensino da programação na educação básica: um estudo preliminar com estudantes do 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO ensino de computação ainda não está incluído nos currículos escolares da educação básica. Através de uma ação de extensão, foi ofertado um curso de programação em uma escola pública de João Pessoa para alunos do 3º ano do ensino médio. Neste artigo pretende-se relatar as percepções dos estudantes que participaram do curso, como o objetivo de: identificar como avaliam a importância do ensino de programação no ambiente escolar e alguns impactos que o curso pode ter gerado, como por exemplo, se ele foi capaz de auxiliar os estudantes a serem capazes de diferenciar conceitos de programação e informática. Os resultados mostram que metade dos participantes compreende a diferença entre programação e informática e os mesmos demostraram interesse superior em relação ao grupo que não compreende em conteúdo de programação na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielFirmodeSouza_TCC.pdfTCC1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DanielFirmodeSouza_TERMO.pdfTERMO547,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons