Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28799Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Daniel Firmo de | - |
| dc.date.accessioned | 2023-10-19T17:49:14Z | - |
| dc.date.available | 2023-10-19T17:49:14Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28799 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T17:48:42Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielFirmodeSouza_TCC.pdf: 1374650 bytes, checksum: bf014efdace0d5129c07b79533440bb6 (MD5) DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf: 560355 bytes, checksum: 0138911f5ed70070418a37dd77d9941d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T17:49:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielFirmodeSouza_TCC.pdf: 1374650 bytes, checksum: bf014efdace0d5129c07b79533440bb6 (MD5) DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf: 560355 bytes, checksum: 0138911f5ed70070418a37dd77d9941d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-19T17:49:14Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielFirmodeSouza_TCC.pdf: 1374650 bytes, checksum: bf014efdace0d5129c07b79533440bb6 (MD5) DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf: 560355 bytes, checksum: 0138911f5ed70070418a37dd77d9941d (MD5) Previous issue date: 2019-09-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Educação em computação | pt_BR |
| dc.subject | Programação | pt_BR |
| dc.title | Impacto de uma ação de ensino da programação na educação básica: um estudo preliminar com estudantes do 3º ano do ensino médio | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | O ensino de computação ainda não está incluído nos currículos escolares da educação básica. Através de uma ação de extensão, foi ofertado um curso de programação em uma escola pública de João Pessoa para alunos do 3º ano do ensino médio. Neste artigo pretende-se relatar as percepções dos estudantes que participaram do curso, como o objetivo de: identificar como avaliam a importância do ensino de programação no ambiente escolar e alguns impactos que o curso pode ter gerado, como por exemplo, se ele foi capaz de auxiliar os estudantes a serem capazes de diferenciar conceitos de programação e informática. Os resultados mostram que metade dos participantes compreende a diferença entre programação e informática e os mesmos demostraram interesse superior em relação ao grupo que não compreende em conteúdo de programação na escola. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DanielFirmodeSouza_TCC.pdf | TCC | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| DanielFirmodeSouza_TERMO.pdf | TERMO | 547,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
