Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emerson de Assis-
dc.date.accessioned2023-10-19T21:39:53Z-
dc.date.available2023-10-19T21:39:53Z-
dc.date.issued2013-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28804-
dc.description.abstractNew technologies, such as mobile devices, has been increasingly taken space in daily life, so that to perform numerous tasks these devices have become indispensable, having relevance also in education, which has contributed to improving the teaching-learning. The advancement of these types of technologies have given way to new learning materials, which are not merely printed content and become digital, offering new features and new ways of user interaction, digital books are examples of this new content type. The digital book is not enough to replace the printed, but is a key ally for the dissemination of knowledge, especially on the Internet. Regarding the issue, this study discusses the use of digital educational content, the types of digital content, and more specifically, the important aspects of digital books implementation and development environments that support the construction of these applications. The main objective of this work is to assist in a better understanding of the importance of digital books to mobile devices in education and evaluate features of development environments for this domain.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T21:39:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmersondeAssisSilva_TCC.pdf: 2408530 bytes, checksum: 5f5af366801b421353c719a795762d7f (MD5) EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf: 466426 bytes, checksum: 5697ab1f0b384b27ac68fdc8c3e0831a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T21:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmersondeAssisSilva_TCC.pdf: 2408530 bytes, checksum: 5f5af366801b421353c719a795762d7f (MD5) EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf: 466426 bytes, checksum: 5697ab1f0b384b27ac68fdc8c3e0831a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-19T21:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmersondeAssisSilva_TCC.pdf: 2408530 bytes, checksum: 5f5af366801b421353c719a795762d7f (MD5) EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf: 466426 bytes, checksum: 5697ab1f0b384b27ac68fdc8c3e0831a (MD5) Previous issue date: 2013-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConteúdos digitaispt_BR
dc.subjectFerramentas de desenvolvimentopt_BR
dc.titleUm estudo sobre ferramentas de desenvolvimento de livros digitais educacionais para dispositivos móveispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kulesza, Raoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6272616721722861pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 19/10/2023pt_BR
dc.description.resumoNovas tecnologias, como os dispositivos móveis, tem cada vez mais tomado espaço no cotidiano das pessoas, de maneira que para realização de inúmeras tarefas estes aparelhos se tornaram indispensáveis, tendo relevância também na educação, onde tem contribuído para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O avanço desses tipos de tecnologias tem dado espaço para novos materiais didáticos, que deixam de ser apenas conteúdos impressos, e passam a ser digitais, disponibilizando novos recursos e novas formas de interação com o usuário, os livros digitais são exemplos desse novo tipo de conteúdo. O livro digital não chega a substituir o impresso, mas são um dos principais aliados para a disseminação do conhecimento, principalmente na Internet. No tocante ao assunto, este estudo discute a utilização dos conteúdos digitais educacionais, os tipos de conteúdos digitais e, mais especificamente, os aspectos importantes do desenvolvimento dos livros digitais e as ferramentas que apoiam no desenvolvimento desses aplicativos. O objetivo principal deste trabalho é auxiliar num melhor entendimento da importância dos livros digitais para dispositivos móveis na educação e avaliar características das ferramentas de desenvolvimento para este domínio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmersondeAssisSilva_TCC.pdfTCC2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EmersondeAssisSilva_TERMO.pdfTERMO455,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons