Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28804Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Emerson de Assis | - |
| dc.date.accessioned | 2023-10-19T21:39:53Z | - |
| dc.date.available | 2023-10-19T21:39:53Z | - |
| dc.date.issued | 2013-10-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28804 | - |
| dc.description.abstract | New technologies, such as mobile devices, has been increasingly taken space in daily life, so that to perform numerous tasks these devices have become indispensable, having relevance also in education, which has contributed to improving the teaching-learning. The advancement of these types of technologies have given way to new learning materials, which are not merely printed content and become digital, offering new features and new ways of user interaction, digital books are examples of this new content type. The digital book is not enough to replace the printed, but is a key ally for the dissemination of knowledge, especially on the Internet. Regarding the issue, this study discusses the use of digital educational content, the types of digital content, and more specifically, the important aspects of digital books implementation and development environments that support the construction of these applications. The main objective of this work is to assist in a better understanding of the importance of digital books to mobile devices in education and evaluate features of development environments for this domain. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T21:39:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmersondeAssisSilva_TCC.pdf: 2408530 bytes, checksum: 5f5af366801b421353c719a795762d7f (MD5) EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf: 466426 bytes, checksum: 5697ab1f0b384b27ac68fdc8c3e0831a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-10-19T21:39:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmersondeAssisSilva_TCC.pdf: 2408530 bytes, checksum: 5f5af366801b421353c719a795762d7f (MD5) EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf: 466426 bytes, checksum: 5697ab1f0b384b27ac68fdc8c3e0831a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-19T21:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmersondeAssisSilva_TCC.pdf: 2408530 bytes, checksum: 5f5af366801b421353c719a795762d7f (MD5) EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf: 466426 bytes, checksum: 5697ab1f0b384b27ac68fdc8c3e0831a (MD5) Previous issue date: 2013-10-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Conteúdos digitais | pt_BR |
| dc.subject | Ferramentas de desenvolvimento | pt_BR |
| dc.title | Um estudo sobre ferramentas de desenvolvimento de livros digitais educacionais para dispositivos móveis | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Kulesza, Raoni | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6272616721722861 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 19/10/2023 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Novas tecnologias, como os dispositivos móveis, tem cada vez mais tomado espaço no cotidiano das pessoas, de maneira que para realização de inúmeras tarefas estes aparelhos se tornaram indispensáveis, tendo relevância também na educação, onde tem contribuído para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O avanço desses tipos de tecnologias tem dado espaço para novos materiais didáticos, que deixam de ser apenas conteúdos impressos, e passam a ser digitais, disponibilizando novos recursos e novas formas de interação com o usuário, os livros digitais são exemplos desse novo tipo de conteúdo. O livro digital não chega a substituir o impresso, mas são um dos principais aliados para a disseminação do conhecimento, principalmente na Internet. No tocante ao assunto, este estudo discute a utilização dos conteúdos digitais educacionais, os tipos de conteúdos digitais e, mais especificamente, os aspectos importantes do desenvolvimento dos livros digitais e as ferramentas que apoiam no desenvolvimento desses aplicativos. O objetivo principal deste trabalho é auxiliar num melhor entendimento da importância dos livros digitais para dispositivos móveis na educação e avaliar características das ferramentas de desenvolvimento para este domínio. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EmersondeAssisSilva_TCC.pdf | TCC | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| EmersondeAssisSilva_TERMO.pdf | TERMO | 455,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
