Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDA SILVA, ANA LUIZA GOMES-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:08:58Z-
dc.date.available2023-10-24-
dc.date.available2023-10-24T14:08:58Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28838-
dc.description.abstractIt is well known that the Chinese economy has grown effectively over the last 30 years, marked by immense export capacity, greater economic openness and the emergence of oriental multinationals that have expanded their business globally. In this context, this article deals with the business model developed by the Alibaba Group, a wholesale and retail shopping mediator that has expanded its sales exponentially through online commerce. This article, using a qualitative methodology, aims to analyze the aspects that have made Alibaba a successful business on the world stage. The Group is based specifically on two pillars: network coordination and data intelligence, key components for the organization to be considered a smart business. This study analyzes how Alibaba became a success story, through its organizational model, decision-making, market expansion and competitive strategies. However, the study also seeks to understand the commercial, marketing and social consequences of this company on the global stage. Mainly with regard to the technological and economic aspect and its impacts on different areas of society, as well as analyzing the actions that can mitigate these results. Through this research, it was possible to detect that the business model applied by the Alibaba Group is not simple to replicate, as it requires a high technological and organizational level.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Brasil (michellebrasil@cchla.ufpb.br) on 2023-10-24T14:08:58Z No. of bitstreams: 1 TCC- Ana Luiza.pdf: 565504 bytes, checksum: bc29027e2a16a0fe06ca02d2d4111692 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-24T14:08:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC- Ana Luiza.pdf: 565504 bytes, checksum: bc29027e2a16a0fe06ca02d2d4111692 (MD5) Previous issue date: 2023-09-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMultinacional chinesa;pt_BR
dc.subjectGrupo Alibaba;pt_BR
dc.subjectComércio Online;pt_BR
dc.subjectCultura Digital;pt_BR
dc.subjectEstrutura Organizacional;pt_BR
dc.subjectChinese multinational;pt_BR
dc.subjectAlibaba Group;pt_BR
dc.subjectOnline commerce;pt_BR
dc.subjectDigital Culture;pt_BR
dc.subjectOrganizational structure.pt_BR
dc.titleUM MODELO DE NEGÓCIO DIFERENCIADO, INTELIGENTE E INOVADOR COMO FORMA DE SE DESTACAR NO MERCADO: O CASO DO GRUPO ALIBABApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SATUR, Roberto Vilmar-
dc.description.resumoSabe-se que a economia chinesa cresceu efetivamente nos últimos 30 anos, marcada pela imensa capacidade exportadora, maior abertura econômica e surgimento de multinacionais orientais que expandiram seus negócios de forma global. Neste contexto, o presente trabalho trata do modelo de negócio desenvolvido pelo Grupo Alibaba, um mediador de compras no atacado e varejo que através do comércio online expandiu suas vendas de forma exponencial. Este artigo, através de uma metodologia qualitativa, tem como objetivo analisar os aspectos que tornaram o Alibaba um negócio de sucesso no cenário mundial. O Grupo se baseia especificamente em dois pilares: coordenação em rede e inteligência de dados, peças-chave para a organização ser considerada um negócio inteligente. Este estudo analisa como o Alibaba se tornou um case de sucesso, através do modelo organizacional, tomada de decisão, expansão de mercado e estratégias competitivas. Todavia, o estudo também busca entender as consequências comerciais, mercadológicas e sociais desta empresa no cenário global. Principalmente, no que diz respeito ao aspecto tecnológico e econômico e seus impactos em diferentes âmbitos da sociedade, além de analisar as ações capazes de amenizar este resultado. Através desta pesquisa, foi possível detectar que o modelo de negócio aplicado pelo Grupo Alibaba não é simples de ser replicado, pois exige um alto nível tecnológico e organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Ana Luiza.pdf552,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.