Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Danilo Matias-
dc.date.accessioned2023-10-25T17:53:50Z-
dc.date.available2023-10-25T17:53:50Z-
dc.date.issued2014-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28853-
dc.description.abstractDue to the breadth of practice areas of professional accounting , students may have many expectations, to join the course, which are not confirmed at the end of graduation. Thus, such research aimed to evidence the intention of the students of Accounting Sciences, Universidade Federal da Paraíba who are attending the 4th and 8th period for the morning shift and the 5th and the 10th time for the night shift, for which areas of performance will be followed after graduation , trying to identify which areas preferred among students, so comparing the two periods and shifts . This is a field research, descriptive, quantitative, conducted with students of Accounting, enrolled in the semester 2013, shifts morning and evening, the 4th, 5th , 8th and 10th periods. A questionnaire containing 11 objective questions was administered 117 students participated in the survey, which agreed to participate spontaneously , the data analysis was done by using statistical analysis software for Microsoft Excel , then were statistically presented in frequency and percentage, through tables, containing absolute numbers and percentages. In conclusion, the data listed in this work that most students are interested to act as an accounting professional, with the area of greatest interest is financial accounting, but most believe that do not have the technical capacity to meet the challenges the profession. Thus, the accounting profession in the current context must pay attention to the demands of the market, assess the possibilities that direct you to a better qualification and updating procedures, preparing and becoming able to follow the evolution of the accounting profession.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-25T17:53:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMA25102023.pdf: 967961 bytes, checksum: d8211aaff1cd91822753b9326346af3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-25T17:53:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DMA25102023.pdf: 967961 bytes, checksum: d8211aaff1cd91822753b9326346af3f (MD5) Previous issue date: 2014-03-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudantes de Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectMercado de Trabalhopt_BR
dc.titleUm estudo sobre: a pretensão dos estudantes de ciências contábeis em relação à área de atuação profissional a ser seguidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Karla, Danielle-
dc.description.resumoDevido à amplitude de áreas de atuação do profissional contábil, os alunos podem possuir inúmeras expectativas, ao ingressarem no curso, que não se confirmem no término da graduação. Diante disso, a referida pesquisa objetivou evidenciar a pretensão dos estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba que estão cursando o 4º e o 8º período para o turno da manhã assim como o 5º e o 10º período para o turno da noite, em relação a qual das áreas de atuação será seguida após sua graduação, buscando identificar quais as áreas preferidas entre os estudantes, comparando assim, os dois turnos e períodos. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, de abordagem quantitativa, realizada com alunos do Curso de Ciências Contábeis, matriculados no semestre 2013.2, dos turnos manhã e noite, dos 4º, 5º, 8º e 10º períodos. Foi aplicado um questionário contendo 11 questões objetivas, participaram da pesquisa 117 alunos, os quais aceitaram participar da pesquisa espontaneamente, a análise dos dados foi feita através da utilização de tratamento estatístico pelo software Excel da Microsoft, depois foram apresentados estatisticamente em frequência e percentual, através de tabelas, contendo números absolutos e percentuais. Conclui-se, com os dados elencados neste trabalho que a maioria dos estudantes tem interesse de atuar como profissional contábil, sendo que a área de maior interesse é a contabilidade financeira, porém, a maioria acredita que não possuem ainda capacidade técnica para enfrentar os desafios da profissão. Desse modo, os profissionais de contabilidade precisam atentar para as exigências do mercado, avaliar as possibilidades que os direcionam para uma melhor qualificação profissional e atualização de procedimentos, preparando-se e tornando-se capaz de acompanhar a evolução da profissão contábil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMA25102023.pdf945,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons