Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Jahnsen Lira de-
dc.date.accessioned2023-10-25T20:41:23Z-
dc.date.available2023-10-25T20:41:23Z-
dc.date.issued2014-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28860-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the perception that the pupils of the course of accounting of UFPB have on the ethics in the accounting profession. The nature of research has been characterised as: exploratory bibliographical and quantitative approach. To achieve the goal of the survey, a questionnaire was applied with questions regarding the code of ethics and situations similar to everyday accounting profession. The population of the survey was restricted to seniors, totaling 101 students, because they are more apt to respond to the questionnaire, by virtue of the knowledge acquired in academic life. The survey sample was represented by 52 students, representing 51.4% of the population. The results obtained indicate that 48.1% of students are leaving the University without the prior knowledge of the code of ethics of their future profession. Despite this alarming percentage, an average hit 69.64% of proposed questions about knowledge of the code of ethics. Also, it became apparent, valuing ethics enforcement, as a way of ensuring trust and respect in society. In the view of students, it was realized the need to adjust the code of ethics with predominant interest by the value of the professional services.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-25T20:41:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLM25102023.pdf: 690945 bytes, checksum: e4ab7e8e54d9ba1d0472cc44bcc21b06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-25T20:41:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLM25102023.pdf: 690945 bytes, checksum: e4ab7e8e54d9ba1d0472cc44bcc21b06 (MD5) Previous issue date: 2014-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectProfissional Contábilpt_BR
dc.subjectCódigo de Ética Profissional do Contador.pt_BR
dc.titleÉtica na profissão contábil: um estudo com os discentes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saraiva, Mirza Cunha-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar a percepção que os alunos do curso de ciências contábeis da UFPB possuem sobre a ética no exercício da profissão contábil. A natureza da pesquisa caracterizou-se como: bibliográfica, exploratória e com abordagem quantitativa. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi aplicado um questionário com questões a respeito do código de ética e situações similares ao cotidiano da profissão contábil. A população da pesquisa restringiu-se aos concluintes, totalizando 101 alunos, por estarem mais aptos a responder ao questionário, em virtude dos conhecimentos adquiridos na vida acadêmica. A amostra da pesquisa foi representada por 52 alunos, representando 51,4% da população. Os resultados apurados indicam que 48,1% dos alunos estão saindo da universidade sem o prévio conhecimento do código de ética de sua futura profissão. Apesar desse percentual alarmante, percebe-se um acerto médio de 69,64% das perguntas propostas acerca do conhecimento do código de ética. Também, ficou evidente, a valorização pelo cumprimento da ética, como forma de garantir confiança e respeito da sociedade. Na visão dos discentes, percebeu-se a necessidade de ajustar o código de ética com interesse predominante pelo valor dos serviços profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLM25102023.pdf674,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons