Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28861Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Jackson Peixoto do | - |
| dc.date.accessioned | 2023-10-25T20:47:35Z | - |
| dc.date.available | 2023-10-25T20:47:35Z | - |
| dc.date.issued | 2014-03-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28861 | - |
| dc.description.abstract | The search for a better quality of life, as well as solutions to this concern, is a constant discussion nowadays, in this sense the United Nations (UN) proposed eight ways to change the world it was known as the Millennium Development Goals (MDGs). This study sought to demonstrate to what extent has the grip of Multiannual Plans (PPA) of the nine capitals of the northeastern Brazilian to MDG. Accordingly, they used accounting metrics which are used for the preparation, implementation and monitoring of planning tools used by the public sector. To conduct this research, a methodological approach to generate a more effective understanding of the implications of adopting the MDGs in multiannual plans was applied. Thus we were able to understand better how social indicators can interfere in municipal planning. Although the PPA of the northeastern capital have not explicitly or directly incorporated the MDGs effectively, we found that those who have higher capital Municipal Human Development Index (IDHM), are those that led to their PPA a greater amount of MDGs. So, it is proved that the pursuit of the MDGs implementation in municipal planning instrument reflects the socioeconomic status of the county | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-25T20:47:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPN25102023.pdf: 927646 bytes, checksum: 62685fd78233836624ba29bd8600c3e5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-25T20:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JPN25102023.pdf: 927646 bytes, checksum: 62685fd78233836624ba29bd8600c3e5 (MD5) Previous issue date: 2014-03-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) | pt_BR |
| dc.subject | Plano Plurianual | pt_BR |
| dc.subject | Organização das Nações Unidas (ONU) | pt_BR |
| dc.title | Aderência dos planos plurianuais das capitais do Nordeste Brasileiro aos objetivos de desenvolvimento do milênio | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Diniz, Josedilton Alves | - |
| dc.description.resumo | A busca por uma melhor qualidade de vida, bem como soluções para essa inquietação, é discussão constante nos dias atuais, nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU), propôs oito maneiras de mudar o mundo que foram denominadas de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Esse trabalho buscou demonstrar em que medida se deu a aderência dos Planos Plurianuais (PPA) das nove capitais do nordeste brasileiro aos ODM. Nesse sentido, utilizamos de métricas contábeis, as quais são usadas para a elaboração, execução e monitoramento dos instrumentos de planejamento utilizados pelo setor público. Para realizar esta pesquisa, foi aplicado um desenho metodológico para gerar uma compreensão mais eficiente das implicações da adoção dos ODM nos planos plurianuais. Dessa maneira, tivemos condições de compreender melhor como os indicadores sociais podem interferir no planejamento municipal. Muito embora os PPA das capitais nordestinas não tenham incorporado explicitamente ou diretamente os ODM de forma efetiva, foi possível identificar que aquelas capitais que apresentam maiores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) são as que levaram para os seus PPA uma maior quantidade de ODM. Assim, fica comprovado que a busca pela implantação dos ODM nos instrumento de planejamento municipal é reflexo da condição socioeconômica do município. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JPN25102023.pdf | 905,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
