Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRangel, André Rocha dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:42:24Z-
dc.date.available2023-10-30T18:42:24Z-
dc.date.issued2014-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28882-
dc.description.abstractThe choice of a profession that will follow is one of the most remarkable moments in the life of a youngster. It introduces him/her to a new manner of seeing the world and shows a new way that he/she will go through. When making this choice, the youngster, sometimes unprepared, changes his/her professional intentions during the graduation course. Because of this, he/she was forced to compare and to see if there was any occupational change of the youngsters who are taking Accountancy and to find out the reasons which motivated this change of option, as well as the reasons that made them choose this course which has a vast professional field. The research had a sample of 269 students in the 2013.2 period who were on the last year of the course of public IES at UFPB, and private IES, LUMEM colleges, UNIPÊ and IESP, all of them situated in João Pessoa. The methodology was the descriptive one, applying a questionnaire to these students for data collection and it was used a content analysis technique making possible the interpretation of answers presented. The study showed that most of the youngsters took the Accountancy course because they were interested in entering a public competition after graduating, because they were familiar with the field and the diversity in the branch of professional acting offered. It was tried to compare the difference in thought of the students of public and private IES, such as the reasons for taking the course, the expectations of students who are starting and finishing graduation and the total of students with practical experience in Accountancy. It was found that the students of these IES are not always unanimous in their reasons, situations and thoughts, but all of them have good expectations for when they graduate.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2023-10-30T18:42:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSR30102023.pdf: 626755 bytes, checksum: 05e21580540cb53a6647f1f594e74101 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T18:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSR30102023.pdf: 626755 bytes, checksum: 05e21580540cb53a6647f1f594e74101 (MD5) Previous issue date: 2014-03-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolha pelo Cursopt_BR
dc.subjectIES Públicapt_BR
dc.subjectIES Particularpt_BR
dc.subjectProfissão Contábilpt_BR
dc.titleAnálise das perspectivas profissionais de estudantes de Ciências contábeis: um estudo em instituições de Ensino Superior na cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Vera Lúcia-
dc.description.resumoA escolha profissional que se seguirá é um momento marcante na vida de um indivíduo. Essa decisão proporcionará uma nova maneira de enxergar o mundo que o rodeia e marca um novo caminho que ele irá percorrer. Ao fazer essa escolha, muitas vezes despreparada, a pessoa altera suas intenções profissionais durante a graduação. Diante disso, o presente trabalho buscou comparar se houve alteração ocupacional de discentes que se encontravam cursando Ciências Contábeis e descobrir as razões que os motivaram a essa troca de opção, assim como as razões que os fizeram escolher esse curso que possui uma gama de alternativas em seu campo profissional. A presente pesquisa caracterizou-se como descritiva, de levantamento de campo e utilizou-se o método de conveniência. A coleta de dados contou com uma amostra de 269 discentes ingressantes e concluintes no período 2013.2 que frequentavam as IES pública e particulares, localizadas no município de João Pessoa na Paraíba. O estudo apresentou que a maioria dos respondentes ingressaram no Curso de Bacharel em Ciências Contábeis devido à diversidade de campos de atuação que a profissão oferece e por possuírem afinidades com a área profissional. Destacou-se a preferência dos respondentes em serem empregados nos campos relacionados a concursos públicos, auditoria e serem empresários contábeis, essas preferências foram percebidas tanto na IES pública como nas particulares. Notou-se de maneira geral, que a maioria dos campos de atuação do profissional contábil não atraiu o interesse dos discentes respondentes deixando à dúvida se, as IES propagam apenas o conhecimento da minoria desses campos ou se eles realmente não são atrativos aos discentes. Entretanto, a maioria deles como jovens de até 26 anos podem alterar suas perspectivas ao adquirirem o maior conhecimento da profissão e experiências de vida, mas todos os respondentes possuem boas perspectivas profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARSR30102023.pdf612,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons