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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, JEFFERSON ARAÚJO DE-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:38:58Z-
dc.date.available2023-11-03T14:38:58Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28902-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:38:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jefferson Araújo de Lima_LIMA, Jefferson (2023) Abordagem da oração subordinada adverbial em um livro didático.pdf: 587418 bytes, checksum: 6c94047867898049e6d9349d06d0a1c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T14:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Jefferson Araújo de Lima_LIMA, Jefferson (2023) Abordagem da oração subordinada adverbial em um livro didático.pdf: 587418 bytes, checksum: 6c94047867898049e6d9349d06d0a1c8 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOração subordinada adverbial, livro didático de português, gramática, BNCC.pt_BR
dc.titleABORDAGEM DA ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL EM UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Aragão Neto, Magdiel Medeiros-
dc.description.resumoEste é um trabalho de cunho sintático-semântico que tem por objetivo investigar como se dá a abordagem das orações subordinadas adverbiais no livro didático de português do 9o ano “Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagens” (ORMUNDO e SINISCALCHI, 2018). Para isso, embasamo-nos em gramáticos, a exemplo de Rocha Lima (2021) e Cunha & Cintra (2016), e linguistas, a exemplo de Vieira & Faraco (2021) e Travaglia (2002). Com relação ao ensino, fundamentamo-nos nos ditos preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Optamos pelas orações subordinadas adverbiais por estas serem muito utilizadas em gêneros narrativos e argumentativos, os quais são vistos pela BNCC como essenciais para os anos finais do ensino fundamental. Nossa análise ancora-se no paradigma interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), o qual nos permite inferir, a partir das leituras que compõem a fundamentação teórica deste trabalho, que o viés do corpus deste trabalho se enquadra no paradigma da linguística textual. O método para o desenvolvimento de nossa pesquisa ocorreu em duas partes: a primeira priorizando os conceitos dados pela gramática normativa às orações subordinadas adverbiais, com maior ênfase às condicionais, causais e temporais; e a segunda parte fazendo uma análise do livro didático acerca dos conceitos e propostas de exercícios para o trabalho com as orações subordinadas adverbiais, tendo em vista sempre as recomendações da BNCC. Buscamos averiguar se o livro didático compreende o aspecto gramatical em suas orientações; e se o material didático assume o texto como o principal objeto de estudo da aula de português, fazendo a partir dele as intervenções que lhe forem pertinentes. E pudemos, com isso, constatar que o livro didático tem uma tendência a considerar mais o aspecto semântico, do que o sintático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



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