Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRÊGO, LETÍCIA DIAS DO-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:41:18Z-
dc.date.available2023-11-03T14:41:18Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28903-
dc.description.abstractWith the rise of the internet, new literary genres enhanced from the virtual universe: the digital genres. One of these genres is fanfiction, or fanfic, which existed before the internet, but popularized within it, becoming widely known by young people all across the world. Thus, this work aims to present a proposal to insert and work with fanfic in the classroom, specifically in the first year of High School, using literacy reading and text production. The theoretical framework behind this work consists of ideas from Zilberman (2008), Zappone (2008; 2018), Rezende (2013), Dalvi (2013), and Jamison (2017), amongst others. As for the proposed methodology, Cosson's (2009) expanded sequence was used. As a result, it is expected that the proposal application is effective and, besides making it possible to work with fanfics in the classroom, it can aid in literary literacy and the shaping of readers within the school grounds.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:41:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Letícia Dias do Rêgo_REGO, Leticia Dias do (2023) Fanfic em sala de aula uma proposta de leitura e escrita literária para o 1o ano do ensino médio.pdf: 386224 bytes, checksum: fbd1455b196cc57755553b0fcb493285 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T14:41:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Letícia Dias do Rêgo_REGO, Leticia Dias do (2023) Fanfic em sala de aula uma proposta de leitura e escrita literária para o 1o ano do ensino médio.pdf: 386224 bytes, checksum: fbd1455b196cc57755553b0fcb493285 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectfanfic; leitura literária; produção textual; letramento literário.pt_BR
dc.titleFANFIC EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA PARA O 1° ANO DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valnikson Vieira de-
dc.description.resumoCom a ascensão da internet, potencializaram-se novos gêneros literários próprios do universo virtual: os gêneros digitais. Um desses gêneros é a fanfiction, ou fanfic, que existia antes da internet, mas que se popularizou através dela, sendo amplamente conhecida por jovens de todo o mundo. Desse modo, o presente trabalho pretende apresentar uma proposta para inserir e trabalhar a fanfiction em sala de aula, mais especificamente no 1o ano do Ensino Médio, através da leitura literária e da produção textual. Para fundamentar teoricamente o trabalho, foram utilizadas ideias de Zilberman (2008), Zappone (2008; 2018), Rezende (2013), Dalvi (2013), Jamison (2017), entre outros. Como metodologia para a referida proposta, fez-se uso da sequência expandida, de Cosson (2009). Esperamos, como resultado, que a aplicação da proposta seja eficaz e que, além de possibilitar o trabalho com a fanfic em sala de aula, possa ajudar no letramento literário e na formação de leitores no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons