Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, MARINA NUNES DE BULHÕES-
dc.date.accessioned2023-11-03T14:51:27Z-
dc.date.available2023-11-03T14:51:27Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28906-
dc.description.abstractIn the western context of a patriarchal society, women, for a long time, were prevented from populating different spaces. Among these is literature. From the understanding that the ways in which men and women approach themes are different, the need arose to understand how the female characters are pictured from the male point of view, the latter without experiencing the reality of women. In this way, the present work intends to propose one of the many possible readings of the novel Sea of Death (1936), by Jorge Amado, evidencing the way in which women are represented in this work, symbolically located between land and sea. To theoretically support the work, ideas from Manguel (2009), Candido (2006), Woolf (2019), Bosi (1975), among others, were used. As well as the notion of representation according to Chartier (1991). As a result, the reading proposed here aims to contribute to Amadian studies and research on the feminine in Brazilian literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T14:51:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Marina Nunes de Bulhões Souza_SOUZA, Marina (2023) Entre a terra e o mar- A representação feminina em Mar morto, de Jorge Amado.pdf: 562104 bytes, checksum: 24cbdf3394316a3e6ce5ef77c1cb6584 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T14:51:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Marina Nunes de Bulhões Souza_SOUZA, Marina (2023) Entre a terra e o mar- A representação feminina em Mar morto, de Jorge Amado.pdf: 562104 bytes, checksum: 24cbdf3394316a3e6ce5ef77c1cb6584 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMar morto; Jorge Amado; representação feminina.pt_BR
dc.titleENTRE A TERRA E O MAR: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM MAR MORTO, DE JORGE AMADOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valnikson Viana de-
dc.description.resumoNo contexto ocidental de sociedade patriarcal, as mulheres, por muito tempo, foram impedidas de povoar diversos espaços. Dentre estes, está a literatura. A partir da compreensão de que as formas como homens e mulheres abordam temas são diferentes, surgiu a necessidade de entender como as personagens femininas são retratadas a partir da visão masculina, esta sem a vivência da realidade da mulher. Dessa maneira, o presente trabalho pretende propor uma leitura, das muitas possíveis, do romance Mar morto (1936), de Jorge Amado, evidenciando a forma com que as mulheres são representadas nesta obra, localizadas simbolicamente entre a terra e o mar. Para fundamentar teoricamente o trabalho, foram utilizadas ideias de Manguel (2009), Candido (2006), Woolf (2019), Bosi (1975), entre outros, bem como a noção de representação segundo Chartier (1991). Como resultado, a leitura aqui proposta visa a contribuir com os estudos amadianos e a pesquisa sobre o feminino na literatura brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons