Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ana Beatriz Mayara Silva-
dc.date.accessioned2017-11-20T12:57:47Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-20T12:57:47Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2890-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T12:57:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ABMSA11122015.pdf: 506556 bytes, checksum: 17a339bdec8c87e4bff2fec377da9a50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T12:57:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ABMSA11122015.pdf: 506556 bytes, checksum: 17a339bdec8c87e4bff2fec377da9a50 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectTIC (Tecnologia de Informação e Comunicação)pt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titleUso de novas tecnologias no ensino de língua Portuguesa em escolas da rede pública da cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.description.resumoNo Brasil, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem sido cada vez maior. Essa ferramenta que auxilia no processo de ensino-aprendizagem vem conquistando cada vez mais relevância e espaço, tornando a escola moderna e proporcionando possibilidades aos professores de língua materna e aos alunos, conforme exige a sociedade atual. Nesse cenário, o presente estudo teve por objetivo investigar o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação nas aulas de língua portuguesa (LP) em escolas da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa-PB. A metodologia utilizada caracterizou-se como exploratória, por versar sobre o uso das TICs nas aulas de LP propiciando assim uma maior familiaridade com o assunto abordado. A pesquisa classifica-se como bibliográfica e estudo de caso. A coleta de dados ocorreu a partir de questionários/ entrevistas com 7 professores de língua portuguesa de algumas escolas públicas (municipais e estaduais) da capital. Os dados coletados demonstraram que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes que vão desde a falta de capacitação específica para o uso das tecnologias como ferramentas educacionais, a falta de equipamentos, os professores esforçam-se para utilizar de forma adequada os recursos disponíveis em suas escolas, integrando o aluno ao conhecimento face às novas tecnologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABMSA11122015.pdf494,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons