Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAZ, TAMYRIS NUNES DA-
dc.date.accessioned2023-11-03T15:06:57Z-
dc.date.available2023-11-03T15:06:57Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28910-
dc.description.abstractThe insufficiency and even absence of literature classes and reading practices in basic education, specifically in youth and adult education (EJA) is a reality to be discussed. Consequently, the invisibility of Afro-Brazilian literature and the search for the effectiveness of law 10. 639/2003 is an even greater challenge in this modality of education. In view of this, the present work has as general objective to propose the storytelling as a strategy for literary literacy and the dissemination of Afro-Brazilian literature, starting from the problematization of the invisibility of this literature, from the presentation of the bibliographic production on the storytelling and literary literacy; and finally the presentation of a methodological proposal of a theoretical-practical nature using the storytelling to work on Olhos d’Água of Conceição Evaristo, O tapete voador of Cristiane Sobral e Mulher Mat(r)iz of Miriam Alves. In view of the objectives proposed here, we opted for a bibliographic and descriptive research of a qualitative nature, which had Lima e Souza (2006), Almeida (2018), Cosson (2009), Cosson (2012), Cosson (2014), Amâncio (2014), Cândido (2011), Busatto (2012) Like some of the main authors, in addition to others who deal with the subject. After reviewing literature on the subject, we saw that the use of storytelling is a great way to deconstruct the idea of lack of commitment of literature in schooling, especially in EJA, in addition to being a practice capable of contributing to literary literacy and the dissemination of Afro-Brazilian literature, collaborating in the struggle and in the search for an anti-racist education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2023-11-03T15:06:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tamyris Nunes da Paz_PAZ, Tamyris Nunes da (2023) Letramento literário na EJA - a contação de histórias como instrumento de veiculação da literatura.pdf: 4536687 bytes, checksum: e6ced82a39f54ea5d9e087ed77329a64 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-03T15:06:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tamyris Nunes da Paz_PAZ, Tamyris Nunes da (2023) Letramento literário na EJA - a contação de histórias como instrumento de veiculação da literatura.pdf: 4536687 bytes, checksum: e6ced82a39f54ea5d9e087ed77329a64 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Afro-Brasileira; Contação de Histórias; Letramento Literário.pt_BR
dc.titleLETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA: A contação de histórias como instrumento de veiculação da literatura afro-brasileirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoA insuficiência e até mesmo ausência de aulas de literatura e práticas de leitura na educação básica, especificamente na educação de jovens e adultos (EJA) é uma realidade a ser discutida. Consequentemente, a invisibilidade da literatura afro-brasileira e a busca pela efetivação da lei 10. 639/2003 é um desafio ainda maior nessa modalidade de ensino. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral propor a contação de histórias como estratégia para o letramento literário e a veiculação da literatura afro-brasileira, partindo da problematização da invisibilidade dessa literatura, da apresentação da produção bibliográfica sobre a contação de histórias e letramento literário; e por fim da apresentação de uma proposta metodológica de cunho teórico-prático utilizando a contação de histórias para trabalhar contos das obras Olhos d’Água de Conceição Evaristo, O tapete voador de Cristiane Sobral e Mulher Mat(r)iz de Miriam Alves. Tendo em vista os objetivos aqui propostos, optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo de caráter qualitativo, a qual teve Lima e Souza (2006), Almeida (2018), Cosson (2009), Cosson (2012), Cosson (2014), Amâncio (2014), Cândido (2011), Busatto (2012) como alguns dos principais autores, além de outros que versam sobre o assunto. Após revisão de literatura sobre o tema, vimos que o uso da contação de histórias é um ótimo caminho para a desconstrução da ideia de descompromisso da literatura na escolarização, especialmente na EJA, além de ser uma prática capaz de contribuir para o letramento literário e para a veiculação da literatura afro-brasileira, colaborando na luta e na busca por uma educação antirracista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons