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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28934
Tipo: Dissertação
Título: Vozes (des)viadas: as dissidências sexuais e de gênero em propostas de intervenção no ensino de literatura do PROFLETRAS
Autor(es): Silva, Wellington Pereira da
Primeiro Orientador: Cosson, Rildo
Resumo: O processo educativo pode ser doloroso, sobretudo quando práticas de violência são naturalizadas pelo regime da heteronormatividade e instituídas sobre aqueles que não correspondem a esta norma. Diante de tal conjuntura, as aulas de literatura podem oferecer espaços para práticas contranormalizadoras, especialmente quando os professores exploram as dissidências sexuais e de gênero presentes em obras literárias. Para investigar aspectos constituintes dessas abordagens, o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) é uma base de pesquisa relevante, pois nos trabalhos de conclusão do programa os professores-mestrandos apresentam propostas de intervenção no ensino de literatura e o resultado de suas práticas. Nesta dissertação, procura-se responder: Como as propostas de intervenção no ensino de literatura do Profletras abordam as dissidências sexuais e de gênero? O objetivo é identificar, descrever e avaliar as propostas de intervenção do Profletras no ensino de literatura que tratam das dissidências sexuais e de gênero. A revisão da literatura contempla o Profletras, com Fairchild (2017), Santos (2020); a relação literatura e educação, a partir de Souza (2014), Antunes (2015), Cosson (2020); e a teoria Queer, com Miskolci (2020), Louro (2020), Butler (2019), Preciado (2011), entre outros autores. O estudo se insere na abordagem metodológica da pesquisa qualitativa de cunho documental e explanatório. No levantamento dos dados, identificou-se que, entre os trabalhos de conclusão disponíveis nos repositórios das 42 instituições de ensino superior associadas ao Profletras, o espaço das intervenções no ensino da literatura tratando de dissidências sexuais e de gênero ainda é quantitativamente restrito. No entanto, há duas propostas de intervenção que abordam com destaque essa temática: “Corpos estranhos: Fiando e desfiando o texto literário na sala de aula” (2016), de Cléria Santana de Souza, e “As questões de gênero e sexualidade em obras de literatura juvenil: contribuições para a formação leitora no ensino fundamental” (2019), de Gilvânia Morais da Silva Almeida. A conclusão é que essas duas propostas evidenciam a preocupação com o respeito às diferenças em contextos de ensino, mas enfrentam dificuldades para efetivar o letramento literário na escola, assim como a própria discussão das dissidências sexuais e de gênero.
Abstract: The educational process can be painful, especially when practices of violence are naturalized by the regime of heteronormativity and imposed on those who do not correspond to this norm. Faced with such a situation, literary reading can offer spaces for counternormalizing practices in literature classes, especially when the teachers make room to dissident sexualities seen in the literary works. In order to investigate constituent aspects of these readings, the Professional Master Degree in Literature (Profletras) is a relevant research base because in the conclusion works of the Program the students present proposals for intervention in the teaching of literature and the result of their practices. Therefore, this dissertation seeks to answer: How do the proposals for intervention in the teaching of literature by Profletras address the issue of sexual and gender dissent? The objective is to identify, to describe and to assess the proposals for intervention in the teaching of literature by Profletras that address the issue of dissident sexualities. The literature review examines issues about the Profletras based on Fairchild (2017), Santos (2020); the relationship between literature and education, based on Souza (2014), Antunes (2015) and Cosson (2020); and Queer theory, based on Miskolci (2020), Louro (2020), Butler (2019), Preciado (2011) and others The study is part of the methodological approach of qualitative research of a documental and explanatory nature. In the data collection, it was identified that, among the conclusion works available in the repositories of the 42 higher education institutions associated with Profletras, the space of interventions proposals about teaching of literature with the subject of dissident sexualities is quantitatively very restricted. However, two intervention proposals prominently address this subject: "Corpos Estranhos: Fiando e desfiando o texto literário na sala de aula" (2016), by Cléria Santana de Souza and “As questões de gênero e sexualidade em obras de literatura juvenil: contribuições para a formação leitora no ensino fundamental" (2019), by Gilvânia Morais da Silva Almeida. The conclusion is that these two proposals demonstrate the concern with respect for differences in teaching contexts, but they face difficulties to effect literary literacy in school as well the discussion of sexual and gender dissidences.
Palavras-chave: Literatura juvenil
Teoria Queer
Dissidências sexuais e de gênero
Ensino de literatura
Profletras
Youth literature
Queer theory
Literature teaching
Sexual and gender dissent
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28934
Data do documento: 20-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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