Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Andréa de Oliveira Gomes-
dc.date.accessioned2017-11-20T13:13:55Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-20T13:13:55Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2894-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:13:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AOGM21062016.pdf: 676047 bytes, checksum: bb5760e7eb1fdc2f521e7893d77af7dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T13:13:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AOGM21062016.pdf: 676047 bytes, checksum: bb5760e7eb1fdc2f521e7893d77af7dd (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectJorge Luis Borgespt_BR
dc.subjectMetalinguagem ficcionalpt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.titleA criticidade da metalinguagem ficcional no conto O Imortal, de Jorge Luis Borgespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Arturo Gouveia de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a metalinguagem ficcional crítica no conto O Imortal, de Jorge Luis Borges. Essa narrativa apresenta diferentes formas de metalinguagem em seu enredo. Nosso objetivo principal é analisar como a metalinguagem ficcional crítica é trabalhada no conto, discutindo como ela se mostra nas ocorrências levantadas e qual o seu valor na obra de Borges. Para fundamentação teórica deste trabalho, utilizamos o ensaio Linguística e poética, de Roman Jakobson (1971), apresentando o conceito linguístico de metalinguagem; o livro de Gustavo Bernardo (2010), que apresenta alguns conceitos de metaficção; e o ensaio de Azerêdo e Carvalho Filho (2012), que analisa a metaficção relacionando-a à função poética; Tomachevski (1970), quanto aos motivos constitutivos da unidade temática de uma obra; Chklovski (1970), tratando a linguagem poética como um processo de desautomatização; Tynianov (1970), quanto ao princípio de construção entre forma e conteúdo; e Arturo Gouveia (2004), que aborda algumas categorias dos formalistas russos. Esperamos que este trabalho, que poderá ser retomado em abordagens mais complexas, seja uma contribuição à leitura de um dos maiores contistas do século vinte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AOGM21062016.pdf660,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons