Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Paula Serafim Marques da-
dc.date.accessioned2017-11-20T13:19:31Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-20T13:19:31Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2895-
dc.description.abstractThis research was conducted in order to present the child's view of the context in the nineteenth century, pausing, more specifically, the analysis of moralism outbreaks linked to child behavior in poetry Poesias Infantis (1904), the writer Olavo Bilac. The copy is a historical archive of Brazilian republican school of nineteenth-century period, which has been present for more than five decades in several states of Brazil. We examine the connection established between childhood discovery and the importance given to the child in Brazil, as well as the participation of the poetic genre in this process and the author's contribution in question for the formation of a Brazilian children's literature. Finally, we analyze the specific contents of the poems that make up the book Poesias Infantis (1904), seeking to realize the educational precepts linked to morality facing the childish behavior of the time. To support our work, draw on the Ariès (1978), Postman (1999) and Marcílio (2003), with regard to childhood discovery of the study, and how it took place in Brazil; Arroyo (2011), Lajolo and Zilberman (2007), Souza (2006) and Rabbit (2000; 2010) to understand how the nursery rhyme was present in the daily lives of children. We use Magalhães Júnior (1974) and Simões Junior (2007), about Bilac experience as a poet and educator. Also in subsidize the Lajolo (1982), Coelho (1995), Cordeiro (2005), Hansen (2011) helping the study of our corpus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:19:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) APSMS11122015.pdf: 1801243 bytes, checksum: 61292f813db980ec67348e0e6e67f6c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T13:19:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) APSMS11122015.pdf: 1801243 bytes, checksum: 61292f813db980ec67348e0e6e67f6c2 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBilac, Olavo, 1865-1918 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoesias infantispt_BR
dc.subjectMoralismopt_BR
dc.titleTão boa, tão delicada: a imagem da criança na poesia infantil de Olavo Bilacpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o intuito de apresentar o contexto da visão de infância no Oitocentos, detendo-se, mais especificamente, na análise das manifestações do moralismo vinculado ao comportamento infantil na obra poética Poesias Infantis (1904), do escritor Olavo Bilac. O exemplar é um arquivo histórico sobre a escola republicana brasileira do período oitocentista, na qual esteve presente por mais de cinco décadas em diversos estados do Brasil. Examinamos a ligação estabelecida entre a descoberta da infância e a importância dada à criança no Brasil, assim como a participação do gênero poético neste processo e a contribuição do autor em questão para a formação de uma literatura infantil brasileira. Por fim, analisamos os conteúdos específicos das poesias que compõem o livro Poesias Infantis (1904), procurando perceber os preceitos educativos atrelados ao moralismo voltado para o comportamento infantil da época. Para embasar o nosso trabalho, nos valemos de Ariès (1978), Postman (1999) e Marcílio (2003), no tocante ao estudo da descoberta da infância, e como esta se deu no Brasil; Arroyo (2011), Lajolo e Zilberman (2007), Souza (2006) e Coelho (2000; 2010) para compreender de que forma a poesia infantil esteve presente no cotidiano das crianças. Utilizamos Magalhães Júnior (1974) e Simões Junior (2007), sobre a experiência de Bilac enquanto poeta e educador. Também nos subsidiamos de Lajolo (1982), Coelho (1995), Cordeiro (2005), Hansen (2011) auxiliando no estudo do nosso corpus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APSMS11122015.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons