Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28965
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Existe controladoria na empresa? um estudo sobre o processo decisório de uma rede de supermercados de médio porte na cidade de Itapororoca – PB
Autor(es): Silva, Francielly Sales da
Resumo: A controladoria tem como atribuição centralizar todas as informações gerenciais de uma empresa. Colhendo, analisando e trabalhando com dados capazes de subsidiar informações para a produção de relatórios evidenciando a situação econômica e financeira da organização, traçando metas e estratégias para o alcance dos seus objetivos. O controller é o profissional responsável por trabalhar com todas essas informações, apresentando aos gestores ideias e inovações para o desenvolvimento da empresa. O objetivo dessa pesquisa é analisar a influência das ferramentas da controladoria para a tomada de decisão do gestor de um Supermercado situado na cidade de Itapororoca-PB. O instrumento utilizado para a coleta das informações foi um questionário estruturado com 18 questões objetivas e subjetivas aplicado diretamente com o Sócio Administrador do Supermercado, identificando aspectos importantes da Controladoria adotados pela empresa. Limitando-se a pesquisa a esse Supermercado por ser considerado um dos maiores da cidade e pelo fato da pesquisadora fazer parte do quadro de colaboradores auxiliando em um melhor acesso as informações para o desenvolvimento do presente estudo. Esta pesquisa configura-se como qualitativa e justifica-se por contribuir para os estudos na área da controladoria ressaltando sua importância na tomada de decisão com base em informações internas das empresas. Os resultados obtidos evidenciam a presença e utilização das ferramentas da controladoria, assim como, sua influência na tomada de decisão do gestor, como: consultas ao sistema, análise de relatórios, acompanhamento das ações para o desenvolvimento e alcance das metas, setor de prevenção e perdas, controle no setor de compras e no estoque, reuniões com os responsáveis pelos setores e colaboradores para repassar todas as estratégias. Essas são algumas das ações realizadas na empresa buscando minimizar erros e ser mais assertivo nos seus objetivos e planos. Entretando, foi verificado que na empresa, não há o setor de controladoria, mas possui uma consultoria externa que lhe presta serviço, geralmente sendo realizada as reuniões na sala da diretoria. Analisando os resultados e planejando os próximos passos, influenciando assim, no seu processo decisório.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Controladoria
Supermercados
Estratégias
Ferramentas
Informações
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28965
Data do documento: 23-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciellySalesdaSilva_TCC.pdfTCC209,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FranciellySalesdaSilva_Termo.pdfTermo726,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons