Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Raquel dos Santos-
dc.date.accessioned2023-11-21T14:13:48Z-
dc.date.available2023-11-21T14:13:48Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28977-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-11-21T14:13:39Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaqueldosSantosNunes_TCC.pdf: 933120 bytes, checksum: 74c1fa7eabaee8c3f3e951b5bd20aca0 (MD5) RaqueldosSantosNunes_Termo.pdf: 172178 bytes, checksum: 16b703581511a398ad2420c5de10bd36 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-11-21T14:13:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaqueldosSantosNunes_TCC.pdf: 933120 bytes, checksum: 74c1fa7eabaee8c3f3e951b5bd20aca0 (MD5) RaqueldosSantosNunes_Termo.pdf: 172178 bytes, checksum: 16b703581511a398ad2420c5de10bd36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-21T14:13:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RaqueldosSantosNunes_TCC.pdf: 933120 bytes, checksum: 74c1fa7eabaee8c3f3e951b5bd20aca0 (MD5) RaqueldosSantosNunes_Termo.pdf: 172178 bytes, checksum: 16b703581511a398ad2420c5de10bd36 (MD5) Previous issue date: 2023-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectContabilidade Introdutóriapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.subjectProfessor-Alunopt_BR
dc.titleMonitoria em contabilidade introdutória: contribuições para o ensino-aprendizagem de alunos iniciantes (2020-2023)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Contabilidade Introdutória representa um desafio significativo para os discentesna graduação em Ciências Contábeis, por se tratar da primeira disciplina com noçõesbásicas de contabilidade exigindo uma compreensão profunda de conceitos básicos. Logo, a monitoria pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico dos alunos. O objetivo deste estudo foi investigar a influência da monitoria na disciplina, nodesempenho acadêmico e na motivação para permanência dos alunos iniciantes na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV localizado em Mamanguape, durante os períodos letivos de 2020 a 2023. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu a coleta de dados por meio de questionários com 45 respondentes, que estudaram Contabilidade Introdutória no período mencionado. A metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2009) foi aplicada para examinar e categorizaras respostas dos participantes. A fundamentação teórica deste estudo se baseou em três pilares.Primeiro, destacouse a importância da monitoria como uma ferramenta valiosa de aprendizagem significativa. Segundo, examinou-se a relação professor-aluno como elemento crucial para o sucesso acadêmico. Terceiro, considerou-se anatureza desafiadora do ensino de iniciantes em Ciências Contábeis. Portanto, a disciplina é um ponto de partida para esses alunos. Os resultados revelaram o importante papel exercido na monitoria e a sua contribuição para o desenvolvimento da disciplina. A monitoria foi vista como um complemento eficaz ao trabalho do professor em sala de aula, além de auxiliar na comunicação entre professor-aluno. Por fim, tudo indica que este estudo pode contribuir para a compreensão do papel da monitoria em Contabilidade. As implicações incluem a necessidade de promover práticas eficazes e melhorar a comunicação entre todos os envolvidos nesse processo educacional. Pesquisas futuras podem explorar ainda mais a dinâmica da monitoria em diferentes contextos e disciplinas, visando aprimorar continuamente a experiência dos alunos e o sucesso acadêmico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaqueldosSantosNunes_TCC.pdfTCC911,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RaqueldosSantosNunes_Termo.pdfTermo168,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons