Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, João Leandro-
dc.date.accessioned2023-11-27T13:58:01Z-
dc.date.available2023-11-27T13:58:01Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29015-
dc.description.abstractLearning to program should not be limited to students studying Computer Science. Considering this aspect, the present work aims to explore programming learning with high school students allied with maker culture and collaborative learning. We intend to evaluate the experience through a pilot case study. The study aimed to observe indications of the development of high school students' skills related to computational thinking and their motivation during the creation of applications using MIT App Inventor 2 exploring their own ideas. To evaluate the experience, observations were made following an observation protocol and an online questionnaire was also used. The results give some indication that Maker Culture, combined with MIT App Inventor 2, may promote a collaborative environment that improves learning, making participants more motivated to solve problems.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-27T13:46:53Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoLeandroDuarte_TCC.pdf: 1418422 bytes, checksum: a2b0bc64cdb131e5e9f37870c527134a (MD5) JoãoLeandroDuarte_TERMO.pdf: 123018 bytes, checksum: 6925225485a3773d90f06d6935565d56 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T13:58:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoLeandroDuarte_TCC.pdf: 1418422 bytes, checksum: a2b0bc64cdb131e5e9f37870c527134a (MD5) JoãoLeandroDuarte_TERMO.pdf: 123018 bytes, checksum: 6925225485a3773d90f06d6935565d56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T13:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoãoLeandroDuarte_TCC.pdf: 1418422 bytes, checksum: a2b0bc64cdb131e5e9f37870c527134a (MD5) JoãoLeandroDuarte_TERMO.pdf: 123018 bytes, checksum: 6925225485a3773d90f06d6935565d56 (MD5) Previous issue date: 2020-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.titleExplorando a cultura maker através do App Inventor 2 em escola do Litoral Norte da Paraíba: um Estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem de programação não deve estar apenas limitada aos alunos que cursam Computação. Considerando este aspecto, o presente trabalho visa explorar a aprendizagem de programação com alunos de ensino médio aliado com a cultura maker e a aprendizagem colaborativa. Pretende-se avaliar a experiência por meio de um estudo de caso inicial. No estudo realizado buscou-se observar indícios do desenvolvimento nos alunos de ensino médio de competências relacionadas ao pensamento computacional e de sua motivação ao criar aplicativos utilizando MIT App Inventor 2 explorando suas próprias ideias. Para avaliar a experiência, foram realizadas observações seguindo um protocolo de observação e foi também utilizado um questionário online. Os resultados obtidos dão indícios de que a Cultura Maker aliada com o MIT App Inventor 2 pode promover 1 um ambiente colaborativo que apoia o aprendizado fazendo com que os participantes estejam mais motivados para resolver os problemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoLeandroDuarte_TCC.pdfTCC1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JoãoLeandroDuarte_TERMO.pdfTERMO120,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons