Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Júnior, Roberto Silva de-
dc.date.accessioned2023-11-27T16:36:13Z-
dc.date.available2023-11-27T16:36:13Z-
dc.date.issued2020-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29024-
dc.description.abstractThis work discusses tools used for Java programming language training. The mapping performed by Henrique and Rebouças (2015) was used to identify the applications studied in this work, where filtrations were performed according to the focus of each software, the simplicity of use for didactic purposes and also the availability of access. From this filtering, four tools were selected: BlueJ, Greenfoot, Alice3 and Jeliot. Subsequently, each tool analyzed considering: interface characteristics, the main features of the tool and the available feedback method. It was also observed the coverage of these tools in support of java programming language training and object orientation. For this, example programs were tested in each environment studied. Finally, we investigated, through bibliographical research, experience reports that demonstrate the use of these environments in the classroom context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-27T14:48:26Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TCC.pdf: 1894730 bytes, checksum: e5b3bc5a70f50afee96e25269bb44503 (MD5) RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TERMO.pdf: 470885 bytes, checksum: 05f4ffb505f3f670c1b3073e51ea4096 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T16:36:13Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TCC.pdf: 1894730 bytes, checksum: e5b3bc5a70f50afee96e25269bb44503 (MD5) RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TERMO.pdf: 470885 bytes, checksum: 05f4ffb505f3f670c1b3073e51ea4096 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T16:36:13Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TCC.pdf: 1894730 bytes, checksum: e5b3bc5a70f50afee96e25269bb44503 (MD5) RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TERMO.pdf: 470885 bytes, checksum: 05f4ffb505f3f670c1b3073e51ea4096 (MD5) Previous issue date: 2020-03-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectGreenfootpt_BR
dc.titleAnálise de ferramentas para apoio ao treinamento de linguagem de programação javapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO trabalho aborda ferramentas utilizadas para treinamento de linguagem de programação Java. Foram analisadas quatro ferramentas ferramentas, sendo elas: BlueJ, Greenfoot, Alice3 e Jeliot. Cada ferramenta foi analisada considerando: características de interface, as principais funcionalidades da ferramenta e a método de feedback disponível. Também foi observada a cobertura dessas ferramentas no apoio ao treinamento de de linguagem de programação Java e orientação a objetos. Para isso, programas exemplos foram testados em cada ambiente estudado. Por fim, foram investigados, por meio de pesquisa bibliográfica, relatos de experiência que demonstram o uso desses ambientes no contexto de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TCC.pdfTCC1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RobertoSilvadeOliveiraJúnior_TERMO.pdfTERMO459,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons