Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucas Emanuel Santos da-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:17:28Z-
dc.date.available2023-11-27T18:17:28Z-
dc.date.issued2020-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29033-
dc.description.abstractActive methodologies have been used more and more by teachers. A case study was conducted with students of two professors of the Computer Science Degree course, with the aim of understanding from the students' perspective and aspects related to active practices used by their teachers. In this article some results are described: the practices of active methodologies described by both teachers are those perceived by their students. However, many interviewees had to be instructed on these practices during data collection, that is, they did not know how to define them on their own, which indicates that it is important for the teacher to clarify the teaching methodology he will address.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-27T17:39:02Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasEmanuelSantosdaSilva_TCC.pdf: 210229 bytes, checksum: 87592f53e86486c4d106a48081d415f6 (MD5) LucasEmanuelSantosdaSilva_TERMO.pdf: 66499 bytes, checksum: f7e3c43d1b52f0e33f55af624aec5a13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:17:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasEmanuelSantosdaSilva_TCC.pdf: 210229 bytes, checksum: 87592f53e86486c4d106a48081d415f6 (MD5) LucasEmanuelSantosdaSilva_TERMO.pdf: 66499 bytes, checksum: f7e3c43d1b52f0e33f55af624aec5a13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T18:17:28Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucasEmanuelSantosdaSilva_TCC.pdf: 210229 bytes, checksum: 87592f53e86486c4d106a48081d415f6 (MD5) LucasEmanuelSantosdaSilva_TERMO.pdf: 66499 bytes, checksum: f7e3c43d1b52f0e33f55af624aec5a13 (MD5) Previous issue date: 2020-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectpesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectlicenciatura em computaçãopt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas: um estudo de caso com alunos no curso de licenciatura em ciência da computação da universidade federal da Paraíbapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoMetodologias ativas têm sido utilizadas cada vez mais por professores. Foi conduzido um estudo de caso com estudantes de dois docentes do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, com o objetivo de compreender na perspectiva dos estudantes e aspectos relacionados a práticas ativas utilizadas por seus professores. Neste artigo alguns resultados são descritos: as práticas de metodologias ativas descritas por ambos professores são aquelas percebidas pelos seus alunos. Porém, muitos entrevistados tiveram que ser instruídos sobre estas práticas durante a coleta de dados, ou seja, não sabiam defini-las por conta própria, o que indica que é importante que o docente esclareça a metodologia de ensino que abordará.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasEmanuelSantosdaSilva_TCC.pdfTCC205,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LucasEmanuelSantosdaSilva_TERMO.pdfTERMO64,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons