Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMélo, Álekiss Manço de-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:18:19Z-
dc.date.available2023-11-27T18:18:19Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29035-
dc.description.abstractThis article presents a survey carried out with freshmen and veteran students in the Licentiate Degree in Computer Science (LCC) and Bachelor of Information Systems (BSI) courses at the Federal University of Paraíba - Campus IV, with the aim of evaluating their Computational Thinking skills differ from freshman students to veterans. Data were collected through an instrument called Bebras, which was translated into Portuguese and made available to the sample participants remotely, as a result of the pandemic context (COVID-19) in which they were inserted. As a result, we find that there is no significant difference in stating that veterans' PC skills are superior to freshmen's.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:15:45Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁlekissMançodeMélo_TCC.pdf: 2258903 bytes, checksum: dce01ac2a2ec0030535cef0a97c85f31 (MD5) ÁlekissMançodeMélo_TERMO.pdf: 190704 bytes, checksum: 450499f21ba8301336515ba81463728e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:18:19Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁlekissMançodeMélo_TCC.pdf: 2258903 bytes, checksum: dce01ac2a2ec0030535cef0a97c85f31 (MD5) ÁlekissMançodeMélo_TERMO.pdf: 190704 bytes, checksum: 450499f21ba8301336515ba81463728e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T18:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÁlekissMançodeMélo_TCC.pdf: 2258903 bytes, checksum: dce01ac2a2ec0030535cef0a97c85f31 (MD5) ÁlekissMançodeMélo_TERMO.pdf: 190704 bytes, checksum: 450499f21ba8301336515ba81463728e (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectCursos de computaçãopt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre avaliação do pensamento computacional em graduandos de cursos de computaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes ingressantes e veteranos nos cursos de Licenciatura em Ciência da Computação (LCC) e Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, com o objetivo de avaliar se as habilidades do Pensamento Computacional diferem dos alunos ingressantes para os veteranos. Os dados foram coletados através de um instrumento chamado Bebras, o qual foi traduzido para o português e disponibilizado aos participantes da amostra de forma remota, por consequência do contexto pandêmico (COVID-19) em que estávamos inseridos. Como resultado, encontramos que não há uma diferença significativa para afirmar que as habilidades de PC dos veteranos são superiores a dos ingressantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÁlekissMançodeMélo_TCC.pdfTCC2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ÁlekissMançodeMélo_TERMO.pdfTERMO186,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons