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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Amanda de Souza-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:30:29Z-
dc.date.available2023-11-27T18:30:29Z-
dc.date.issued2021-12-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29036-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal of an instructional material for teaching computational thinking using the chess game as a learning resource. We aim to contribute to the educational computing scenario developing low cost pedagogical resources . Using a board game as an unplugged and playful activity, analogies were created to present the concept of algorithm, as well as to explore the potential of chess as a pedagogical material.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:29:44Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf: 1151240 bytes, checksum: 11466a21be9cd07e1bb13a1e57a6ef0f (MD5) AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf: 348362 bytes, checksum: c5107584b208b7bf967b9f21414f8129 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:30:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf: 1151240 bytes, checksum: 11466a21be9cd07e1bb13a1e57a6ef0f (MD5) AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf: 348362 bytes, checksum: c5107584b208b7bf967b9f21414f8129 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-27T18:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf: 1151240 bytes, checksum: 11466a21be9cd07e1bb13a1e57a6ef0f (MD5) AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf: 348362 bytes, checksum: c5107584b208b7bf967b9f21414f8129 (MD5) Previous issue date: 2021-12-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo de Xadrezpt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.titleO jogo de xadrez como material instrucional para o ensino de pensamento computacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de material instrucional para o ensino de pensamento computacional usando o jogo de xadrez como recurso para tal, tendo em vista a contribuição para o cenário educacional de computação com a produção de recursos pedagógicos de bom custo-benefício. Utilizando o jogo de tabuleiro como uma atividade desplugada e lúdica, criou-se analogias para apresentar o conceito de algoritmo, assim como explorar o potencial do xadrez como material pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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