Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29036Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Amanda de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2023-11-27T18:30:29Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-27T18:30:29Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29036 | - |
| dc.description.abstract | This paper presents a proposal of an instructional material for teaching computational thinking using the chess game as a learning resource. We aim to contribute to the educational computing scenario developing low cost pedagogical resources . Using a board game as an unplugged and playful activity, analogies were created to present the concept of algorithm, as well as to explore the potential of chess as a pedagogical material. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:29:44Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf: 1151240 bytes, checksum: 11466a21be9cd07e1bb13a1e57a6ef0f (MD5) AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf: 348362 bytes, checksum: c5107584b208b7bf967b9f21414f8129 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-27T18:30:29Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf: 1151240 bytes, checksum: 11466a21be9cd07e1bb13a1e57a6ef0f (MD5) AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf: 348362 bytes, checksum: c5107584b208b7bf967b9f21414f8129 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-27T18:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf: 1151240 bytes, checksum: 11466a21be9cd07e1bb13a1e57a6ef0f (MD5) AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf: 348362 bytes, checksum: c5107584b208b7bf967b9f21414f8129 (MD5) Previous issue date: 2021-12-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Jogo de Xadrez | pt_BR |
| dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
| dc.title | O jogo de xadrez como material instrucional para o ensino de pensamento computacional | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta de material instrucional para o ensino de pensamento computacional usando o jogo de xadrez como recurso para tal, tendo em vista a contribuição para o cenário educacional de computação com a produção de recursos pedagógicos de bom custo-benefício. Utilizando o jogo de tabuleiro como uma atividade desplugada e lúdica, criou-se analogias para apresentar o conceito de algoritmo, assim como explorar o potencial do xadrez como material pedagógico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AmandadeSouzaPereira_TCC.pdf | TCC | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| AmandadeSouzaPereira_TERMO.pdf | TERMO | 340,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
