Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Camila Pereira de Carvalho-
dc.date.accessioned2017-11-20T13:59:20Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-20T13:59:20Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2903-
dc.description.abstractThis study aims to present a methodology for the study of opinion genre articles, regarding to reading and production writing of this genre, choosing as the object of our study, the use of cohesion and coherence mechanisms in texts produced by high school students of a school in João Pessoa served by the "Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Letras Português". Our corpus was achieved with the completion of a didactic sequence aimed to guide the written production of students in the construction of the "Artigo de Opinião" gender, regarding to the criteria of cohesion and coherence textual. The theoretical contribution of this work is understood in Antunes (2003; 2005; 2009; 2010), Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), Passareli (2012), Geraldi (2008), PCN (2000; 2002), Macedo (2009) and Petter (2007) Cavalcante (2012; 2014) and Koch (2009), who turned to language teaching, discussing the notions of language, reading, writing, gender and textual sequences. A analysis of the produced text allows us to postulate that, when properly oriented with respect to elements of textualization, specifically cohesion and coherence, students can build their texts in a cohesive and coherent way. On the other hand, we observed that students who did not participate in all activities of the didactic sequence presented problems related to referencial and sequencial cohesion, consequently they had difficulties in the thematic progression of the text.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T13:59:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CPCD21062016.pdf: 1072284 bytes, checksum: a06a018771775929fec63d91f71f7305 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T13:59:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CPCD21062016.pdf: 1072284 bytes, checksum: a06a018771775929fec63d91f71f7305 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectGênero textual artigo de opiniãopt_BR
dc.subjectCoesão e Coerênciapt_BR
dc.titleA produção textual de alunos do ensino médio: um olhar sobre a coesão e a coerênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria das Graças Carvalho-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo descrever uma proposta metodológica para o estudo do gênero textual artigo de opinião, no que diz respeito à leitura e à produção escrita desse gênero, elegendo como objeto de nosso estudo o uso dos mecanismos de coesão e de coerência, em textos produzidos por alunos do ensino médio de uma escola de João Pessoa atendida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Letras Português). Nosso corpus foi alcançado a partir da realização de uma sequência metodológica que objetivou orientar a produção escrita dos alunos na construção do gênero “artigo de opinião”, no que se refere aos critérios da coesão e da coerência textual. O aporte teórico deste trabalho está compreendido em Antunes (2003;2005;2009;2010), Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), Passareli (2012), Geraldi (2008), PCN (BRASIL, 2000;2002), Macedo (2009) e Petter (2007), Cavalcante (2012;2014) e Koch (2009), que se voltam para o ensino de língua, discutindo as noções de linguagem, de leitura, de escrita, de gênero e sequências textuais. Uma análise dos textos produzidos nos permite postular que, quando bem orientados, em relação aos elementos de textualização, especificamente, a coesão e a coerência, os alunos conseguem construir seus textos de maneira coesa e coerente. Por outro lado, observamos que os alunos que não participaram de todas as atividades da sequência metodológica apresentaram problemas em relação à coesão referencial e sequencial, e, consequentemente, dificuldades na progressão temática do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPCD21062016.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons