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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29045
Tipo: Artigo de Periódico
Título: SCITB - sistema de classificação intuitiva baseado na taxonomia de bloom
Autor(es): Santos, Marcelo Souza
Resumo: O SCITB é um sistema web, que tem como foco auxiliar pessoas a classificar os objetivos de aprendizagem dos seus materiais educacionais, considerando o domínio cognitivo da Taxonomia Revisada de Bloom. As Diretrizes Curriculares estimulam mudanças no processo de ensino e aprendizagem buscando o desenvolvimento de competências e habilidades, ao mesmo tempo que incentivam a introdução de novos materiais e softwares que ajudem na dinâmica do processo. Desta forma é necessário apontar de forma mais clara e padronizada os objetivos de aprendizagem dos recursos que são produzidos e utilizados. O SCITB permite que usuários classifiquem seu material no sistema através da identificação dos objetivos de aprendizagem, expondo os níveis abrangentes no domínio cognitivo. O sistema desenvolvido com base na Taxonomia Revisada de Bloom foi avaliado através da coleta de opiniões de educadores com perfil de utilizadores/desenvolvedores de material educacional, buscando uma avaliação preditiva a fim de identificar aspectos positivos e/ou negativos do SCITB. A partir da avaliação concluiu-se que a proposta do sistema se mantém alinhada, sendo capaz de atender as necessidades do público alvo, realizando a classificação do material, expondo os objetivos de aprendizagem para o usuário de maneira fácil e rápida, se tornando atrativa para quem a utiliza.
Abstract: SCITB is a web system, which focuses on helping people to classify the learning objectives of their educational materials, considering the cognitive domain of Bloom's Revised Taxonomy. The Curriculum Guidelines encourage changes in the teaching and learning process, seeking the development of skills and abilities, while encouraging the introduction of new materials and software that help in the dynamics of the process. Thus, it is necessary to point out in a more clear and standardized way the learning objectives of the resources that are produced and used. SCITB allows users to rate their material in the system by identifying learning objectives, exposing comprehensive levels in the cognitive domain. The system developed based on Bloom's Revised Taxonomy was evaluated by collecting opinions from educators with a profile of users/developers of educational material, seeking a predictive assessment in order to identify positive and/or negative aspects of SCITB. From the evaluation it was concluded that the system proposal remains aligned, being able to meet the needs of the target audience, carrying out the classification of the material, exposing the learning objectives to the user in an easy and fast way, becoming attractive to who uses it
Palavras-chave: SCITB
Taxonomia de Bloom
Web
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29045
Data do documento: 6-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

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