Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Dijavan Luis Santos de-
dc.date.accessioned2017-11-20T14:03:51Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-20T14:03:51Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2904-
dc.description.abstractThis paper aims to create a possible panorama of the apocalyptical images on the novel Os transparentes (2013), from the Angolan author Ondjaki, based on the theory of archetypes from Northrop Frye, present on the book Anatomy of criticism (1957), as well as analyze how the symbols of fire and water are present through the narrative and their relation with the characters based on Jean Chevalier and Arthur Gheerbrant’s Symbols Dictionary (1999), aiming to undo the negative image given to the supposed apocalypse reported on the end of the book. This essay is divided in a theoretical chapter, in which we will approach the theory of archetypes from Frye, focused on the apocalyptic images, as so as symbologies of fire and water in accordance with their respective entries in Chevalier & Gheerbrant’s Symbols Dictionary. Thereafter, we analyze the relations between characters and symbols of fire and water, besides the presence of apocalyptical images through the narrative. Finally, we make some considerations about the results of this analysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T14:03:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLSB11122015.pdf: 448789 bytes, checksum: 297c34b9981645b93fc517ba3da676ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T14:03:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLSB11122015.pdf: 448789 bytes, checksum: 297c34b9981645b93fc517ba3da676ac (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectPALOP ( países africanos de língua oficial portuguesa)pt_BR
dc.subjectImagens apocalípticaspt_BR
dc.titleImagens apocalípticas e a simbologia do fogo e da água em Os Transparentes, de Ondjakipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Vanessa Neves Riambau-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade criar um possível panorama das imagens apocalípticas do romance Os transparentes (2013), do autor angolano Ondjaki, a partir da teoria dos arquétipos de Northrop Frye, parte do livro Anatomia da Crítica (1957), bem como analisar de que forma os símbolos do fogo e da água se apresentam ao longo da narrativa, além de suas relações com os personagens a partir do Dicionário de Símbolos (1999), de Jean Chevalier e Arthur Gheerbrant, a fim de desconstruir a imagem negativa atribuída ao suposto apocalipse relatado no fim do livro. O trabalho será dividido em um capítulo teórico, no qual abordaremos a teoria dos arquétipos de Frye, com foco nas imagens apocalípticas, além das simbologias do fogo e da água, de acordo com seus respectivos verbetes no Dicionário de Símbolos de Chevalier & Gheerbrant. Feito isso, seguir-se-á um capítulo de análise acerca das relações dos personagens com os símbolos do fogo e da água, além de analisar a presença das imagens apocalípticas ao longo da narrativa. Por fim, faremos algumas considerações acerca dos resultados de nossa análise.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLSB11122015.pdf438,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons