Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Medeiros, Shirley Aires de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T18:41:26Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08 | - |
dc.date.available | 2023-11-28T18:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29062 | - |
dc.description.abstract | The poetic-musical experience in the fight against racism served as a practical basis for the research addressed in this article. This experience was developed as mediation through pedagogical workshops whose central purpose was to raise awareness and problematize the racism that, in Brazil, discriminates and marginalizes on a large scale those with more evident African ancestry. Based on examples of the repertoire produced on the theme of black identity movements (in genres of marginal poetry, such as rap and slam) and the aesthetics cultivated by young segments of our time (the case of hip-hop culture, at the beginning of the 21st century), an attempt was made to dimension the Art curricular component (Music) observing expectations foreseen in the legal frameworks that deal with the recognition and appreciation of African and Afro-Brazilian history and culture, contributing to articulate in the curricular and institutional space an environment that stimulates the adoption of postures and actions to combat racism, supported by normative documents, among which the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations stand out, defined based on Law Nº 10,639/2003. The research was carried out within the scope of the Professional Master's Program in Arts in National Network (PROF-ARTES) / Federal University of Paraíba, Campus I, João Pessoa, with the participation of students from a public school, in a neighborhood on the outskirts of the capital from the state of Paraíba. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-11-28T18:41:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ShirleyAiresDeMedeiros_Dissert.pdf: 985874 bytes, checksum: 3e0f20031063e7059a3ad7df3197c0e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-28T18:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ShirleyAiresDeMedeiros_Dissert.pdf: 985874 bytes, checksum: 3e0f20031063e7059a3ad7df3197c0e7 (MD5) Previous issue date: 2023-03-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes - Educação das relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Música - Componente curricular | pt_BR |
dc.subject | Combate ao racismo | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Education of ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Curricular component: art (music) | pt_BR |
dc.subject | Fight against racism | pt_BR |
dc.subject | Empowerment | pt_BR |
dc.title | É preciso falar, superando o silêncio e a indiferença: a experiência poético-musical no combate ao racismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Hernandez, Marcia Maria Strazzacappa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1574008360415424 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6744402206688706 | pt_BR |
dc.description.resumo | A experiência poético-musical no combate ao racismo, que serviu de base prática para a pesquisa de que trata este artigo, foi desenvolvida enquanto mediação por meio de oficinas pedagógicas cuja finalidade central se pautou pela sensibilização e problematização do racismo que, no Brasil, discrimina e marginaliza em larga escala aqueles que têm ascendência africana mais evidenciada. A partir de exemplos do repertório produzido na temática de movimentos identitários negros (em gêneros de poesia marginal como o rap e o slam) e gosto estético cultivado por segmentos jovens de nosso tempo (caso da cultura hip-hop, neste início do século XXI), procuramos dimensionar o componente curricular Arte (Música) observando expectativas previstas nos marcos legais que tratam do reconhecimento e valorização da história e cultura africana e afro-brasileira, contribuindo para articular no espaço curricular e institucional um ambiente que estimule a adoção de posturas e ações de combate ao racismo, com respaldo em documentos normativos dentre os quais se destacam as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais, definidas com base na Lei de n.° 10.639/2003. A pesquisa se deu no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROF-ARTES) / Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa, contando com a participação de estudantes de uma escola pública, num bairro de periferia da capital paraibana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ShirleyAiresDeMedeiros_Dissert.pdf | 962,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons