Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Farias Filho, Alexandre Carlos de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T20:33:56Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08 | - |
dc.date.available | 2023-11-28T20:33:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29063 | - |
dc.description.abstract | Fictional stories, whether from literature or audiovisual, play an important role in the construction of a society's thinking, as a catalyst for ideas and concepts through its imagination. But not only fiction has this influence on reality, but the opposite way is also constant, in which the time and place where a piece is created will directly influence its structuring, whether of ideologies, criticism or even the construction of narrative and spaces. This is what happens with the dystopias, fictional pieces that emerged in the early 20th century, which are characterized as the opposite of a utopia, bby highlighting the negative elements of a society, as in the case of the TV series, The Handmaid's Tale, which uses totalitarian spatial an ideological components to build its story and scenarios. That said, this research seeks to analyze the relation between fiction and reality in the dystopian work The Handmaid's Tale, with reference to the totalitarian cities of reality and other dystopian creations, seeking a better understanding of the architectural and urban structure of the series. For this, it is necessary to understand the tangible characteristics of the plans created for large cities while they were under the power of a totalitarian regime, as well as how The Handmaid's Tale fits into the characteristics of the dystopian fiction genre. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-11-28T20:33:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreCarlosDeAlbuquerqueFariasFilho_Dissert.pdf: 26602242 bytes, checksum: ad2ce7b99cbd673a20bf96dbed1f8d60 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-28T20:33:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlexandreCarlosDeAlbuquerqueFariasFilho_Dissert.pdf: 26602242 bytes, checksum: ad2ce7b99cbd673a20bf96dbed1f8d60 (MD5) Previous issue date: 2022-11-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Distopia | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Totalitarismo | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Dystopia | pt_BR |
dc.subject | City | pt_BR |
dc.subject | Totalitarianism | pt_BR |
dc.subject | Power | pt_BR |
dc.title | Under his eye: a criação da cidade totalitária em The Handmaid's Tale | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura Filha, Maria Berthilde de Barros Lima e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7325158136305973 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8934339454082930 | pt_BR |
dc.description.resumo | As histórias ficcionais, sejam advindas da literatura ou do audiovisual, têm um papel importante na construção do pensamento de uma sociedade, enquanto elemento catalisador de ideias e conceitos por meio de seu imaginário. Mas não apenas a ficção tem essa influência no real, mas também é constante o caminho inverso, no qual a época e a localidade onde uma obra é criada vai influenciar diretamente em sua estruturação, seja de ideologias, críticas ou até mesmo construção de narrativa e espaços. Assim acontece com as distopias, as obras ficcionais surgidas no início do século XX, que se caracterizam como o oposto de uma utopia, ao ressaltar os elementos negativos de uma sociedade, como é o caso da série de tv, The Handmaid's Tale, a qual utiliza de componentes espaciais e ideológicos totalitários para a construção de sua história e cenários. Dito isso, esta pesquisa busca analisar a relação entre ficção e realidade na obra distópica The Handmaid's Tale, tendo como referência as cidades totalitárias da realidade e outras criações distópicas, procurando uma melhor compreensão acerca da estruturação arquitetônica e urbanistica da obra. Para isso faz-se necessário compreender as caracteristicas tangiveis dos planos criados para grandes cidades enquanto estavam sob o poderio de um regime totalitário, além de como a obra se insere nas caracteristicas do género de ficção distópica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlexandreCarlosDeAlbuquerqueFariasFilho_Dissert.pdf | 25,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons