Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29077Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Liliane Gomes | - |
| dc.date.accessioned | 2023-11-29T14:06:06Z | - |
| dc.date.available | 2023-11-29T14:06:06Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29077 | - |
| dc.description.abstract | This work is located in the field of non-school education studies. More precisely, it deals with teaching work in the hospital space. Its general aim is to investigate how teaching work is carried out at the Lauro Wanderley University Hospital (HULW)/UFPB with children who are hospitalized. Methodologically, it was a qualitative research, which was developed through participant observation, documentary analysis and biographical interviews. From the point of view of the theoretical-analytical framework, the guiding categories were, for example, teaching work, hospital classes and pedagogy as a science of education. Regarding the results, the following was found, for example: 1) teaching work at HULW contributes to the reception of hospitalized children; 2) teaching work in such an institution is successful in ensuring the continuity of studies of hospitalized children, being a bridge for their return to school after being discharged; 3) at the HULW, there is a need to structure and consolidate the ambience more properly demanded by the hospital classroom. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-29T13:25:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf: 167609 bytes, checksum: bc8c406185502343af8802fb55bfe207 (MD5) LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf: 1731130 bytes, checksum: 0760f2e58551930d4181ccd9246d87e4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T14:06:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf: 167609 bytes, checksum: bc8c406185502343af8802fb55bfe207 (MD5) LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf: 1731130 bytes, checksum: 0760f2e58551930d4181ccd9246d87e4 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-29T14:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf: 167609 bytes, checksum: bc8c406185502343af8802fb55bfe207 (MD5) LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf: 1731130 bytes, checksum: 0760f2e58551930d4181ccd9246d87e4 (MD5) Previous issue date: 2023-11-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Classe hospitalar | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.title | Trabalho educativo em espaço não escolar: ação docente no hospital universitário lauro wanderley/UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Ivonaldo Neres | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9619259499897850 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Liliane Gomes Barbosa | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho situa-se no campo dos estudos da educação não escolar. Mais precisamente, ocupa-se do trabalho docente no espaço hospitalar. Tem como objetivo geral investigar como é desenvolvido o trabalho docente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)/UFPB com as crianças internadas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida através de observação participante, análise documental e realização de entrevista biográfica. Do ponto de vista do referencial teórico-analítico, foram categorias norteadoras, por exemplo, trabalho docente, classe hospitalar e pedagogia como ciência da educação. No que se refere aos resultados, constatou-se, por exemplo, que: 1) o trabalho docente no HULW contribui com o acolhimento humanizado de crianças internadas; 2) o trabalho docente na referida instituição é exitoso em assegurar a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas, sendo uma ponte para o retorno à escola após receberem alta; 3) verifica-se, no HULW, a necessidade de estruturação e consolidação da ambiência mais propriamente demandada pela classe hospitalar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf | TERMO | 163,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
| LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf | TCC | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
