Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Liliane Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-29T14:06:06Z-
dc.date.available2023-11-29T14:06:06Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29077-
dc.description.abstractThis work is located in the field of non-school education studies. More precisely, it deals with teaching work in the hospital space. Its general aim is to investigate how teaching work is carried out at the Lauro Wanderley University Hospital (HULW)/UFPB with children who are hospitalized. Methodologically, it was a qualitative research, which was developed through participant observation, documentary analysis and biographical interviews. From the point of view of the theoretical-analytical framework, the guiding categories were, for example, teaching work, hospital classes and pedagogy as a science of education. Regarding the results, the following was found, for example: 1) teaching work at HULW contributes to the reception of hospitalized children; 2) teaching work in such an institution is successful in ensuring the continuity of studies of hospitalized children, being a bridge for their return to school after being discharged; 3) at the HULW, there is a need to structure and consolidate the ambience more properly demanded by the hospital classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-29T13:25:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf: 167609 bytes, checksum: bc8c406185502343af8802fb55bfe207 (MD5) LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf: 1731130 bytes, checksum: 0760f2e58551930d4181ccd9246d87e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T14:06:06Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf: 167609 bytes, checksum: bc8c406185502343af8802fb55bfe207 (MD5) LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf: 1731130 bytes, checksum: 0760f2e58551930d4181ccd9246d87e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T14:06:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdf: 167609 bytes, checksum: bc8c406185502343af8802fb55bfe207 (MD5) LilianeGomesBarbosa_TCC.pdf: 1731130 bytes, checksum: 0760f2e58551930d4181ccd9246d87e4 (MD5) Previous issue date: 2023-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleTrabalho educativo em espaço não escolar: ação docente no hospital universitário lauro wanderley/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Ivonaldo Neres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619259499897850pt_BR
dc.creator.LattesLiliane Gomes Barbosapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho situa-se no campo dos estudos da educação não escolar. Mais precisamente, ocupa-se do trabalho docente no espaço hospitalar. Tem como objetivo geral investigar como é desenvolvido o trabalho docente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW)/UFPB com as crianças internadas. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, a qual foi desenvolvida através de observação participante, análise documental e realização de entrevista biográfica. Do ponto de vista do referencial teórico-analítico, foram categorias norteadoras, por exemplo, trabalho docente, classe hospitalar e pedagogia como ciência da educação. No que se refere aos resultados, constatou-se, por exemplo, que: 1) o trabalho docente no HULW contribui com o acolhimento humanizado de crianças internadas; 2) o trabalho docente na referida instituição é exitoso em assegurar a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas, sendo uma ponte para o retorno à escola após receberem alta; 3) verifica-se, no HULW, a necessidade de estruturação e consolidação da ambiência mais propriamente demandada pela classe hospitalar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LilianeGomesBarbosa_TERMO.pdfTERMO163,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
LilianeGomesBarbosa_TCC.pdfTCC1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons