Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29081
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Abner Matias da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T17:01:39Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T17:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29081 | - |
dc.description.abstract | Today, in the Brazilian scenario, there is a lot of discussion about the best teaching methods in computing, numerous works are aimed at identifying and understanding teaching methodologies and tools, as well as assessments that are used in the computing area in programming teaching. This present work aims, through a meta-analysis of systematic reviews and mappings, to identify the general panorama of research on teaching and learning introductory programming in Brazil. As well as, what are the research questions that researchers are using in their articles in Brazil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T16:54:21Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf: 264318 bytes, checksum: abe6e17fb4b714e8f594e5ab1d16f73e (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf: 177156 bytes, checksum: c29a22ed2489dc850b3b5552ee1cc253 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf: 264318 bytes, checksum: abe6e17fb4b714e8f594e5ab1d16f73e (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf: 177156 bytes, checksum: c29a22ed2489dc850b3b5552ee1cc253 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-29T17:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf: 264318 bytes, checksum: abe6e17fb4b714e8f594e5ab1d16f73e (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf: 177156 bytes, checksum: c29a22ed2489dc850b3b5552ee1cc253 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Meta-análise | pt_BR |
dc.subject | Revisões | pt_BR |
dc.subject | Mapeamentos | pt_BR |
dc.subject | Programação | pt_BR |
dc.title | Uma meta-análise de revisões e mapeamentos sistemáticos de literatura em introdução à programação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Hoje no cenário brasileiro muito se discute quais são os melhores métodos de ensino na computação, inúmeros trabalhos estão voltados a identificar e compreender as metodologias e ferramentas de ensino, assim como, avaliações que são utilizadas na área computação no ensino de programação. Este presente trabalho tem como objetivo, por meio de uma meta análise de revisões e mapeamentos sistemáticos identificar o panorama geral das pesquisas sobre ensino e aprendizagem de introdução à programação no Brasil. Bem como, quais são as questões de pesquisas que os pesquisadores estão utilizando em seus artigos no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf | TCC | 258,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf | TERMO | 173 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons