Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Abner Matias da-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:01:39Z-
dc.date.available2023-11-29T17:01:39Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29081-
dc.description.abstractToday, in the Brazilian scenario, there is a lot of discussion about the best teaching methods in computing, numerous works are aimed at identifying and understanding teaching methodologies and tools, as well as assessments that are used in the computing area in programming teaching. This present work aims, through a meta-analysis of systematic reviews and mappings, to identify the general panorama of research on teaching and learning introductory programming in Brazil. As well as, what are the research questions that researchers are using in their articles in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T16:54:21Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf: 264318 bytes, checksum: abe6e17fb4b714e8f594e5ab1d16f73e (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf: 177156 bytes, checksum: c29a22ed2489dc850b3b5552ee1cc253 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:01:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf: 264318 bytes, checksum: abe6e17fb4b714e8f594e5ab1d16f73e (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf: 177156 bytes, checksum: c29a22ed2489dc850b3b5552ee1cc253 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T17:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdf: 264318 bytes, checksum: abe6e17fb4b714e8f594e5ab1d16f73e (MD5) AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdf: 177156 bytes, checksum: c29a22ed2489dc850b3b5552ee1cc253 (MD5) Previous issue date: 2022-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeta-análisept_BR
dc.subjectRevisõespt_BR
dc.subjectMapeamentospt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.titleUma meta-análise de revisões e mapeamentos sistemáticos de literatura em introdução à programaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoHoje no cenário brasileiro muito se discute quais são os melhores métodos de ensino na computação, inúmeros trabalhos estão voltados a identificar e compreender as metodologias e ferramentas de ensino, assim como, avaliações que são utilizadas na área computação no ensino de programação. Este presente trabalho tem como objetivo, por meio de uma meta análise de revisões e mapeamentos sistemáticos identificar o panorama geral das pesquisas sobre ensino e aprendizagem de introdução à programação no Brasil. Bem como, quais são as questões de pesquisas que os pesquisadores estão utilizando em seus artigos no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AbnerMatiasdaRocha_TCC.pdfTCC258,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AbnerMatiasdaRocha_TERMO.pdfTERMO173 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons