Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alisson Victor Gomes dos-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:06:23Z-
dc.date.available2023-11-29T17:06:23Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29082-
dc.description.abstractThis article describes the process of planning and implementing a gamification model based on the Mechanics-Dynamics-Aesthetics (MDA) game design framework. The steps for the development of the entire gamification planning are presented, using MDA elements as pillars of the planned structure. The gamified framework was applied with a software development team in a remote work context. Among the results achieved, there was greater commitment, productivity, satisfaction and development of technical skills. The results obtained bring an analysis of the feedback, a better understanding of the result of the application of gamification, the improvement of the points previously analyzed in the team and greater productivity among them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:06:14Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AllisonVictorGomesdosSantos_TCC.pdf: 1723412 bytes, checksum: 62aa1117d5e59ad10b602697f0e61928 (MD5) AllisonVictorGomesdosSantos_TERMO.pdf: 127823 bytes, checksum: c16de7fc4d013129db8495b5b59ae749 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T17:06:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AllisonVictorGomesdosSantos_TCC.pdf: 1723412 bytes, checksum: 62aa1117d5e59ad10b602697f0e61928 (MD5) AllisonVictorGomesdosSantos_TERMO.pdf: 127823 bytes, checksum: c16de7fc4d013129db8495b5b59ae749 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T17:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AllisonVictorGomesdosSantos_TCC.pdf: 1723412 bytes, checksum: 62aa1117d5e59ad10b602697f0e61928 (MD5) AllisonVictorGomesdosSantos_TERMO.pdf: 127823 bytes, checksum: c16de7fc4d013129db8495b5b59ae749 (MD5) Previous issue date: 2022-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de softwarespt_BR
dc.subjectTrabalho remotopt_BR
dc.titleGamificação para equipes de desenvolvimento de softwares em um contexto de trabalho remotopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste artigo descreve o processo de planejamento e aplicação de um modelo de gamificação baseado na estrutura de game design Mechanics-Dynamics-Aesthetics (MDA). É apresentado os passos para o desenvolvimento de todo planejamento da gamificação, utilizando os elementos do MDA como pilares da estrutura planejada. A estrutura gamificada foi aplicada junto a uma equipe de desenvolvimento de software em um contexto de trabalho remoto. Dentre os resultados alcançados, percebeu-se um maior engajamento, produtividade, satisfação e desenvolvimento de habilidades técnicas. Os resultados alcançados trazem uma análise dos feedbacks, melhor compreensão do resultado da aplicação da gamificação, o aprimoramento dos pontos analisados previamente no time e uma maior produtividade entre eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AllisonVictorGomesdosSantos_TCC.pdfTCC1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AllisonVictorGomesdosSantos_TERMO.pdfTERMO124,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons