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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2908
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Fernanda Alves de-
dc.date.accessioned2017-11-20T14:21:56Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-20T14:21:56Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2908-
dc.description.abstractEn raison de l’élaboration de diverses politiques linguistiques que la France effectue pour la promotion de la langue française dans le monde, en réaction à l’ascension de la langue anglaise, qui occupe aujourd’hui la première position dans les relations internationnales, le présent rapport a comme objectif d’enquêter sur les politiques linguistiques comprises (SPOLSKY, 2004; BONACINA-PUGH, 2012) par les étudiants de français autour de la langue en question. Pour ce faire, à travers une recherche qualitative-interpretative, nous avons transmis un questionnaire semi-structuré aux étudiants de l’Alliance Française, centre de Joao Pessoa, dans l’état de Paraiba, afin d’examiner quelles croyances et idéologies ils possèdent de la langue française. L’analyse des résultats a montré que, bien que les étudiants de français ont soulignés l’importance de la langue dans le cadre linguistique mondial, l’associant, surtout, au tourisme et à la culture, la majorité d’entre eux affirme et réaffirme l’importance de l’apprentissage de la langue anglaise au détriment des autres langues étrangères.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T14:21:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FAM11122015.pdf: 6236877 bytes, checksum: 769b5c23339b243a1388eb04fd0cfe0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T14:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FAM11122015.pdf: 6236877 bytes, checksum: 769b5c23339b243a1388eb04fd0cfe0d (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectCrenças e ideologiaspt_BR
dc.titlePolíticas linguísticas percebidas no ensino do francês como língua estrangeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Poll, Margarete von Mühlen-
dc.description.resumoDiante da elaboração de diversas políticas linguísticas que a França vem protagonizando em defesa da promoção da língua francesa no mundo, em reação à ascensão da língua inglesa, que hoje ocupa a posição dominante nas relações internacionais, o presente trabalho tem como objetivo investigar as políticas linguísticas percebidas (SPOLSKY, 2004; BONACINA-PUGH, 2012) por aprendentes de francês acerca da língua em questão. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa-interpretativista, aplicamos um questionário semi-estruturado aos estudantes da Aliança Francesa, unidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, com vistas a investigar quais as crenças e ideologias que eles possuem em relação à língua francesa. A análise dos resultados apontou que, embora os estudantes de francês reiterem a importância do idioma no cenário linguístico mundial, associando-o, sobretudo, ao turismo e à cultura, a maioria deles afirma e reafirma a relevância do aprendizado da língua inglesa em detrimento das demais línguas estrangeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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