Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2909Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Fabiana Gonçalves de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-20T14:26:14Z | - |
| dc.date.available | 2015-11-11 | - |
| dc.date.available | 2017-11-20T14:26:14Z | - |
| dc.date.issued | 2015-11-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2909 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T14:26:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGL11122015.pdf: 4268160 bytes, checksum: f6efee4ecff96d51875d210ab5861587 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-20T14:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGL11122015.pdf: 4268160 bytes, checksum: f6efee4ecff96d51875d210ab5861587 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Adaptação | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
| dc.subject | Projetos de Trabalho | pt_BR |
| dc.title | Literatura no ensino fundamental: relato de uma experiência | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | É sabido que as aulas de literatura no ensino básico são ministradas de maneira superficial, especialmente no ensino fundamental. Percebendo a necessidade de tratar a literatura como uma disciplina importante para a formação dos alunos de ensino básico, mais precisamente do ensino fundamental, elaboramos um projeto de trabalho voltado para o ensino de literatura. Desta forma, o presente trabalho objetiva discutir os resultados da aplicação deste projeto que buscou promover o letramento literário, aplicado em uma turma do nono ano do ensino fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luis Gonzaga de Albuquerque Burity, situada na cidade de João Pessoa-PB, no ano de 2014. O projeto intitulado “Os miseráveis: uma adaptação na sala de aula” consistiu na aplicação de uma sequência didática que visou à leitura integral da adaptação da obra de Victor Hugo, “Os miseráveis” (1862), adaptada por Walcyr Carrasco (2001). A abordagem teórico-metodológica segue a proposta de Cosson (2014) ao apresentar a sequência básica como possibilidade para o ensino de literatura de maneira sistemática e direcionada, possibilitando assim, o letramento literário. O trabalho consiste ainda em discutir sobre problemáticas relacionadas ao ensino de literatura no ensino básico, bem como avaliar a recepção e dificuldades dos alunos referentes ao projeto de letramento literário. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FGL11122015.pdf | 4,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
