Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2909
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Fabiana Gonçalves de-
dc.date.accessioned2017-11-20T14:26:14Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-20T14:26:14Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2909-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-20T14:26:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGL11122015.pdf: 4268160 bytes, checksum: f6efee4ecff96d51875d210ab5861587 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T14:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGL11122015.pdf: 4268160 bytes, checksum: f6efee4ecff96d51875d210ab5861587 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectProjetos de Trabalhopt_BR
dc.titleLiteratura no ensino fundamental: relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoÉ sabido que as aulas de literatura no ensino básico são ministradas de maneira superficial, especialmente no ensino fundamental. Percebendo a necessidade de tratar a literatura como uma disciplina importante para a formação dos alunos de ensino básico, mais precisamente do ensino fundamental, elaboramos um projeto de trabalho voltado para o ensino de literatura. Desta forma, o presente trabalho objetiva discutir os resultados da aplicação deste projeto que buscou promover o letramento literário, aplicado em uma turma do nono ano do ensino fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luis Gonzaga de Albuquerque Burity, situada na cidade de João Pessoa-PB, no ano de 2014. O projeto intitulado “Os miseráveis: uma adaptação na sala de aula” consistiu na aplicação de uma sequência didática que visou à leitura integral da adaptação da obra de Victor Hugo, “Os miseráveis” (1862), adaptada por Walcyr Carrasco (2001). A abordagem teórico-metodológica segue a proposta de Cosson (2014) ao apresentar a sequência básica como possibilidade para o ensino de literatura de maneira sistemática e direcionada, possibilitando assim, o letramento literário. O trabalho consiste ainda em discutir sobre problemáticas relacionadas ao ensino de literatura no ensino básico, bem como avaliar a recepção e dificuldades dos alunos referentes ao projeto de letramento literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGL11122015.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons