Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Sérgio Gomes da-
dc.date.accessioned2023-11-29T19:31:35Z-
dc.date.available2023-11-29T19:31:35Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29100-
dc.description.abstractThis work presents instructional material composed of a board game and an advisor's guide that aims to teach animals as repetition through a playful activity. The so-called Gold Mine Code was developed with a proposal to use low-cost materials for teaching service accessible to teachers and students of the basics. The game presents a miner who is lost at the bottom of a mine and needs to get out of there urgently, to solve the problem, he must go through obstacles and reach the end of the mine being a challenge by building an accessory with repeating logic application. The instructor's guide presents instructions for using the game, with tutorials, illustrative images and a description of how to apply it in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T19:31:26Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SergioGomesdaSilvaFilho_TCC.pdf: 2114689 bytes, checksum: 331cecc3f83990ead305201174635104 (MD5) SergioGomesdaSilvaFilho_TERMO.pdf: 616672 bytes, checksum: 2e2b3df7ec3b1f4644bcaffc37676da9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-29T19:31:35Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SergioGomesdaSilvaFilho_TCC.pdf: 2114689 bytes, checksum: 331cecc3f83990ead305201174635104 (MD5) SergioGomesdaSilvaFilho_TERMO.pdf: 616672 bytes, checksum: 2e2b3df7ec3b1f4644bcaffc37676da9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-29T19:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SergioGomesdaSilvaFilho_TCC.pdf: 2114689 bytes, checksum: 331cecc3f83990ead305201174635104 (MD5) SergioGomesdaSilvaFilho_TERMO.pdf: 616672 bytes, checksum: 2e2b3df7ec3b1f4644bcaffc37676da9 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo de tabuleiropt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectAlgoritmos de repetiçãopt_BR
dc.titleJogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para auxiliar no aprendizado de algoritmos de repetiçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um material instrucional composto por um jogo de tabuleiro e um guia do orientador que tem como objetivo o ensino de algoritmo de repetição por meio de uma atividade lúdica. O jogo, denominado Gold Mine Code, foi desenvolvido com a proposta de utilizar materiais de baixo custo para ser acessível aos professores e aos alunos do ensino básico. O jogo apresenta um minerador que está perdido no fundo de uma mina e precisa sair de lá com urgência, para isso, o mesmo deverá passar por obstáculos colecionáveis e chegar até o fim da mina, sendo o desafio resolvido por meio da construção de um algoritmo com aplicação da lógica de repetição. O guia do orientador apresenta instruções de uso do jogo, com tutoriais, imagens ilustrativas e sugestão de como aplicar em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SergioGomesdaSilvaFilho_TCC.pdfTCC2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SergioGomesdaSilvaFilho_TERMO.pdfTERMO602,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons