Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Davi Correia de-
dc.date.accessioned2023-11-30T14:02:57Z-
dc.date.available2023-11-30T14:02:57Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29106-
dc.description.abstractThis work presents instructional material composed of a card game and a guide for application . The game, called Computer Cards, was developed with the aim of training knowledge about content related to computer architecture in basic education in a fun way. The game consists of a deck of 48 cards containing specific keywords on the subject of computer architecture that need to be discovered through hints, but the numbers of cards can be expanded or the content can be adapted by teachers. In order to help with the application of the game, there is an advisor's guide that presents the instructions for using the game, as well as a manual with illustrative images and a suggestion on how to apply it in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-30T12:18:06Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaviCorreiadeOliveira_TERMO.pdf: 245148 bytes, checksum: d5f48d3105163f9a851fee6ce5ce5586 (MD5) DaviCorreiadeOliveira_TCC.pdf: 2229941 bytes, checksum: 80c8ec696772a2bba898eca1b694912d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-30T14:02:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaviCorreiadeOliveira_TERMO.pdf: 245148 bytes, checksum: d5f48d3105163f9a851fee6ce5ce5586 (MD5) DaviCorreiadeOliveira_TCC.pdf: 2229941 bytes, checksum: 80c8ec696772a2bba898eca1b694912d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-30T14:02:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DaviCorreiadeOliveira_TERMO.pdf: 245148 bytes, checksum: d5f48d3105163f9a851fee6ce5ce5586 (MD5) DaviCorreiadeOliveira_TCC.pdf: 2229941 bytes, checksum: 80c8ec696772a2bba898eca1b694912d (MD5) Previous issue date: 2022-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComputer Cardspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleComputer cards: introduzindo arquitetura de computadores no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um material instrucional composto por um jogo de cartas e um guia do orientador. O jogo, denominado Computer Cards, foi desenvolvido com a proposta de treinar conhecimentos acerca de conteúdos relacionados à arquitetura de computadores na educação básica de uma forma divertida. O jogo é composto por um baralho com 48 cartas contendo palavras-chave específicas sobre o assunto de arquitetura de computadores que precisam ser descobertas por meio de dicas, mas o número de cartas pode ser ampliado ou seu conteúdo adaptado por professores. A fim de ajudar na aplicação do jogo, há um guia do orientador que apresenta as instruções de uso do jogo, como um manual com imagens ilustrativas e sugestão de como aplicar em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaviCorreiadeOliveira_TERMO.pdfTERMO239,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
DaviCorreiadeOliveira_TCC.pdfTCC2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons