Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Júnior, Gilberto Santana dos-
dc.date.accessioned2023-11-30T18:10:31Z-
dc.date.available2023-11-30T18:10:31Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29118-
dc.description.abstractStaying committed is a key element in achieving goals and succeeding in many areas of life. Nudges are non-intrusive interventions that seek to direct the individual to make certain decisions. The present study aimed to investigate the effectiveness of exposure to commitment as a strategy to influence academic performance in the context of two regular disciplines of a face-to-face course. A longitudinal study was conducted in which the participants were instructed to make weekly plans, and these plans were exposed weekly to the class, thus assuming a visible commitment to their colleagues and the teacher. Data collection was obtained through observations, interviews and questionnaires. Commitment through weekly planning of activities proved to be effective for most students. Exposure, however, apparently did not influence commitment. Among the possible causes are affinity with classmates and intrinsic motivation with the discipline.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-30T16:45:18Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoSantanadosSantosJúnior _TERMO.pdf: 755116 bytes, checksum: 807352fbe746eeb928e723dd0eec6078 (MD5) GilbertoSantanadosSantosJúnior_TCC.pdf: 1071814 bytes, checksum: 765db0059b2223ad71b013ed0649ad69 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-30T18:10:31Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoSantanadosSantosJúnior _TERMO.pdf: 755116 bytes, checksum: 807352fbe746eeb928e723dd0eec6078 (MD5) GilbertoSantanadosSantosJúnior_TCC.pdf: 1071814 bytes, checksum: 765db0059b2223ad71b013ed0649ad69 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-30T18:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoSantanadosSantosJúnior _TERMO.pdf: 755116 bytes, checksum: 807352fbe746eeb928e723dd0eec6078 (MD5) GilbertoSantanadosSantosJúnior_TCC.pdf: 1071814 bytes, checksum: 765db0059b2223ad71b013ed0649ad69 (MD5) Previous issue date: 2023-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectUm Estudo Observacionalpt_BR
dc.titleA influência da exposição do compromisso como nudge no desempenho acadêmico em um curso presencial: um estudo observacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoManter-se comprometido é um elemento fundamental para alcançar objetivos e ter sucesso em várias áreas da vida. Nudges são intervenções não intrusivas que busca direcionar o indivíduo a tomar determinadas decisões. O presente estudo teve como objetivo investigar a eficácia da exposição do compromisso como uma estratégia para influenciar o desempenho acadêmico no contexto de duas disciplinas regulares de um curso presencial. Foi conduzido um estudo longitudinal no qual os participantes foram orientados a fazer planejamentos semanais, sendo tais planos expostos semanalmente para a turma, assumindo assim um compromisso visível perante seus colegas e o professor. A coleta de dados foi obtida através de observações, entrevistas e questionários. O compromisso através de um planejamento semanal de atividades se mostrou eficaz para grande parte dos discentes. A exposição, no entanto, aparentemente não influenciou no comprometimento. Dentre as possíveis causas estão a afinidade com os colegas da turma e a motivação intrínseca com a disciplinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilbertoSantanadosSantosJúnior _TERMO.pdfTERMO737,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
GilbertoSantanadosSantosJúnior_TCC.pdfTCC1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons