Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Cryslayne Silva-
dc.date.accessioned2023-11-30T18:29:01Z-
dc.date.available2023-11-30T18:29:01Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29124-
dc.description.abstractCrowdshipping emerges as a new delivery modality in the market by proposing benefits such as greater agility, low cost and ecological sustainability, while deliveries are now made by ordinary citizens, without dependence on traditional carriers. The relevance of this study stands out in the context that the theoretical framework of the topic is incipient and limited, especially in terms of users. The general objective of this research is to analyze users' perception regarding the crowdshipping delivery service and specifically: (i) identify the profile of users of this service, (ii) understand the experiences and needs of users of this service and (iii) evaluate the delivery potential of this service. The theoretical foundation covered the themes of logistics, logistics 4.0 and crowdshipping. The methodology was classified with a qualitative approach, of an exploratory-descriptive nature. The instrument used was a structured questionnaire with 20 questions, applied on-line, via a Google Forms form, with 71 users of the crowdshipping service. The results indicate that users of this modality are divided between recognizing this service as effective and promising and still having some doubts regarding the safety, use and reliability of this delivery modality. However, the conclusion indicates that crowdshipping is still seen as something promising and necessary for the current logistics process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-30T18:29:01Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CryslayneLourenço_TCC.pdf: 751155 bytes, checksum: abf302d47bbe7443221747d9a93f5f0e (MD5) CryslayneLourenço_TERMO.pdf: 207654 bytes, checksum: a87589f0be1c4c40c4fe5c7e650b7e91 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-30T18:29:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CryslayneLourenço_TCC.pdf: 751155 bytes, checksum: abf302d47bbe7443221747d9a93f5f0e (MD5) CryslayneLourenço_TERMO.pdf: 207654 bytes, checksum: a87589f0be1c4c40c4fe5c7e650b7e91 (MD5) Previous issue date: 2023-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectCrowdshippingpt_BR
dc.subjectUsuáriospt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleO avanço logístico e o serviço crowdshipping : um estudo acerca da perspectiva dos usuáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO crowdshipping, surge como uma nova modalidade de entregas no mercado ao propor benefícios como maior agilidade, baixo custo e sustentabilidade ecológica, ao passo que as entregas passam a ser feitas por cidadãos comuns, sem a dependência das transportadoras tradicionais. A relevância desse estudo se sobressai na conjuntura de que o arcabouço teórico da temática é incipiente e limitada, principalmente no que tange a vertente dos usuários. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar qual a percepção dos usuários com relação ao serviço de entregas crowdshipping e especificamente: (i) identificar o perfil dos usuários desse serviço, (ii) conhecer as experiências e necessidades dos usuários desse serviço e (iii) avaliar o potencial de entregas desse serviço. A fundamentação teórica abordou a temática de logística, logística 4.0 e crowdshipping. A metodologia foi classificada com uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com 20 perguntas, aplicado de forma on-line, via formulário do Google Forms com 71 usuários do serviço crowdshipping. Os resultados apontam que os usuários dessa modalidade se dividem entre reconhecer esse serviço como eficaz e promissor e possuir ainda algumas dúvidas com relação à segurança, utilização e confiabilidade dessa modalidade de entrega. Entretanto, a conclusão indica que o crowdshipping ainda é visto como algo promissor e necessário para o processo logístico atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CryslayneLourenço_TCC.pdfTCC733,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CryslayneLourenço_TERMO.pdfTERMO202,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons