Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Helena Gomes de-
dc.date.accessioned2023-11-30T20:24:40Z-
dc.date.available2023-11-30T20:24:40Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29128-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the perception of students on the administration course at the IV/UFPB campus about the influence of scientific research on the development of skills. It is based on skills, especially administrator skills, in addition to scientific research in the training context. Regarding the methodology, it is characterized by a qualitative and descriptive approach, having carried out interviews with 5 students from the Administration course who were scholarship holders for scientific initiation projects. The data was analyzed through discourse analysis, divided into 6 categories. The results showed that scientific research becomes a fundamental factor in the students' training process, as it is one of the institutional spheres capable of developing skills that qualify training. Therefore, it is concluded that research influences skills such as reading and writing, as well as socio-emotional skills through participation in research group meetings and scientific events.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-30T20:24:40Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaHelenaGomes_TCC.pdf: 908140 bytes, checksum: 59d35f891e1294b3805aa3ab2869d8ce (MD5) MariaHelenaGomes_TERMO.pdf: 116231 bytes, checksum: ada8fb3ec27f6fd542aecc3a48e4d5ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-30T20:24:40Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaHelenaGomes_TCC.pdf: 908140 bytes, checksum: 59d35f891e1294b3805aa3ab2869d8ce (MD5) MariaHelenaGomes_TERMO.pdf: 116231 bytes, checksum: ada8fb3ec27f6fd542aecc3a48e4d5ca (MD5) Previous issue date: 2023-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleO papel da pesquisa científica para o desenvolvimento de competências : um estudo com discentes de administração do Campus IV/UFPBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo de analisar a percepção de discentes do curso de administração do Campus IV/UFPB sobre a influência da pesquisa científica no desenvolvimento de competências. Fundamenta-se acerca das competências, especialmente, das competências do administrador, além da pesquisa científica no contexto formativo. No tocante à metodologia, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e tipo descritivo, tendo realizado entrevistas com 5 alunos do curso de Administração que foram bolsistas de projetos de iniciação científica. Os dados foram analisados por meio da análise do discurso, dividindo-se em 6 categorias. Os resultados evidenciaram que a pesquisa científica se torna um fator fundamental para o processo formativo dos estudantes, pois é uma das esferas institucionais capazes de desenvolver competências que qualifica a formação. Portanto, conclui-se que a pesquisa influencia em competências como leitura e escrita, bem como em competências socioemocionais por meio da participação em reuniões de grupos de pesquisa e eventos científicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaHelenaGomes_TCC.pdfTCC886,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariaHelenaGomes_TERMO.pdfTERMO113,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons