Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Wallis Cavalcante do-
dc.date.accessioned2017-11-20T18:27:18Z-
dc.date.available2017-11-11-
dc.date.available2017-11-20T18:27:18Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2912-
dc.description.abstractRecently, didatic games have been included in the classroom, as a tool to help the teacher during the given content, which changes the traditional method, by virtue of turning a dull lecture in a more dynamic and interactive environment. The materials together with the didactic game contribute to the teaching and learning as well as promote the interaction between the student and the teacher, and increase sociability and cooperation between the participants, either within each group or between groups. In this work, we present a proposal for activity using educational games related to chemical solutions content and study of gases applied to students of the school Padre Hildon Bandeira, located in the city of João Pessoa-PB. Using materials easily accessible and inexpensive, it was proposed to two groups of 2nd year of high school preparation, construction and application of games in board format that understand the contents of chemical solutions and studies of gases. After the construction and application, it has been observed that the method proved to be satisfactory, leading students to a better understanding of the contents. In addition, students reported positive points regarding the proposed activity, such as better dynamism in class learning facility and opportunity to work in a group, therefore a methodology that contributes to the collaborative work among participants. This work allowed the creation in the classroom of a research environment, analysis, discussion and knowledge building, all in the midst of fun also demonstrating the playful nature of the proposal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2017-11-20T18:27:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WCN20112017.pdf: 1715167 bytes, checksum: 223a9c3df697850bcf9ef52b3841b47f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-20T18:27:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WCN20112017.pdf: 1715167 bytes, checksum: 223a9c3df697850bcf9ef52b3841b47f (MD5) Previous issue date: 2016-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de químicapt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectGases e soluçõespt_BR
dc.subjectChemistry teaching and learningpt_BR
dc.subjectDidactic gamept_BR
dc.subjectGases and solutionspt_BR
dc.titleJogos e ensino de química: avaliando uma proposta de atividade para o ensino de soluções e gasespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Claudio Gabriel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5743384737397873pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857490319123896pt_BR
dc.description.resumoRecentemente, os jogos didáticos vêm sendo incluídos nas salas de aula, como uma ferramenta que auxiliar o professor durante os conteúdos ministrados, onde modifica a metodologia tradicional, em virtude de transformar uma aula monótona em um ambiente mais dinâmico e interativo. Os materiais didáticos em conjunto com o jogo didático contribuem para o ensinoaprendizagem, como também favorecem a interação entre o aluno e o professor, e aumentam a sociabilidade e a cooperação entre os participantes, seja dentro de cada grupo ou entre grupos. Neste trabalho, foi presentada uma proposta de atividade usando jogos didáticos relacionados aos conteúdos de soluções químicas e estudo dos gases aplicados a estudantes da E.E.E.M. Padre Hildon Bandeira, localizada no município de João Pessoa-PB. Utilizando materiais de fácil acesso e de baixo custo, foi proposto a duas turmas de 2º ano do ensino médio a elaboração, construção e aplicação de jogos em formato de tabuleiro que compreendessem os conteúdos de soluções químicas e estudos dos gases. Após a construção e aplicação, foi observado que a metodologia demonstrou-se ser satisfatória, conduzindo os estudantes a uma melhor compreensão dos conteúdos, através da pesquisa e formação do jogo. Além disso, os estudantes relataram pontos positivos referente à atividade proposta, tais como melhor dinamismo nas aulas, facilidade de aprendizado e oportunidade de trabalho em grupo, sendo, portanto, uma metodologia que contribui para o trabalho colaborativo entre os participantes. O presente trabalho possibilitou a criação em sala de aula de um ambiente de pesquisa, análise, discussão e construção do conhecimento, tudo isso em meio a diversão, demonstrando também o caráter lúdico da proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WCN20112017.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons