Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Pedro Lucas Gomes-
dc.date.accessioned2023-11-30T21:00:03Z-
dc.date.available2023-11-30T21:00:03Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29133-
dc.description.abstractIn this article, the development of the instructional material BI-NA-RI-OH, designed to serve as post-learning material in the teaching of binary arithmetic to high school students, is presented. The main objective was to create a game that supported the learning of operations of addition, subtraction, multiplication and division of binary numbers, using the approach of Unplugged Computing. The game was applied to 18 students of the 1st year of technical high school and, based on the results, it was observed that the material provides support to students, such as: conversion, understanding and abstraction of the concepts presented in the classes. Additionally, the game encourages interaction with classmates, promoting logical thinking and socializing in a classroom environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-30T19:43:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf: 3223361 bytes, checksum: fd7b7e8355823585043f7038748c6a6f (MD5) PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf: 127168 bytes, checksum: 2b015867d842f4c26d17a0d9363bedb7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-30T21:00:03Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf: 3223361 bytes, checksum: fd7b7e8355823585043f7038748c6a6f (MD5) PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf: 127168 bytes, checksum: 2b015867d842f4c26d17a0d9363bedb7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-30T21:00:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf: 3223361 bytes, checksum: fd7b7e8355823585043f7038748c6a6f (MD5) PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf: 127168 bytes, checksum: 2b015867d842f4c26d17a0d9363bedb7 (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBI-NA-RI-OHpt_BR
dc.subjectComputação Desplugadapt_BR
dc.titleDesenvolvimento do jogo de cartas BI-NA-RI-OH para o ensino da aritmética bináriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo, é apresentado o desenvolvimento do material instrucional BI-NA-RI-OH, projetado para servir como material de pós-aprendizagem no ensino da aritmética binária para estudantes do ensino médio. O objetivo principal foi criar um jogo que apoiasse o aprendizado das operações de soma, subtração, multiplicação e divisão de números binários, utilizando a abordagem da Computação Desplugada. O jogo foi aplicado junto a 18 alunos do 1º ano do ensino médio técnico e diante dos resultados observou-se que o material fornece suporte aos alunos, tais como: conversão, compreensão e a abstração dos conceitos apresentados nas aulas. Além disso, o jogo incentiva a interação com os colegas de classe, promovendo o pensamento lógico e a socialização em um ambiente de sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroLucasGomesSoares_TCC.pdfTCC3,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdfTERMO124,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons