Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29133
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Pedro Lucas Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-30T21:00:03Z | - |
dc.date.available | 2023-11-30T21:00:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29133 | - |
dc.description.abstract | In this article, the development of the instructional material BI-NA-RI-OH, designed to serve as post-learning material in the teaching of binary arithmetic to high school students, is presented. The main objective was to create a game that supported the learning of operations of addition, subtraction, multiplication and division of binary numbers, using the approach of Unplugged Computing. The game was applied to 18 students of the 1st year of technical high school and, based on the results, it was observed that the material provides support to students, such as: conversion, understanding and abstraction of the concepts presented in the classes. Additionally, the game encourages interaction with classmates, promoting logical thinking and socializing in a classroom environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-11-30T19:43:19Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf: 3223361 bytes, checksum: fd7b7e8355823585043f7038748c6a6f (MD5) PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf: 127168 bytes, checksum: 2b015867d842f4c26d17a0d9363bedb7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-11-30T21:00:03Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf: 3223361 bytes, checksum: fd7b7e8355823585043f7038748c6a6f (MD5) PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf: 127168 bytes, checksum: 2b015867d842f4c26d17a0d9363bedb7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-30T21:00:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf: 3223361 bytes, checksum: fd7b7e8355823585043f7038748c6a6f (MD5) PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf: 127168 bytes, checksum: 2b015867d842f4c26d17a0d9363bedb7 (MD5) Previous issue date: 2023-06-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BI-NA-RI-OH | pt_BR |
dc.subject | Computação Desplugada | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento do jogo de cartas BI-NA-RI-OH para o ensino da aritmética binária | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, é apresentado o desenvolvimento do material instrucional BI-NA-RI-OH, projetado para servir como material de pós-aprendizagem no ensino da aritmética binária para estudantes do ensino médio. O objetivo principal foi criar um jogo que apoiasse o aprendizado das operações de soma, subtração, multiplicação e divisão de números binários, utilizando a abordagem da Computação Desplugada. O jogo foi aplicado junto a 18 alunos do 1º ano do ensino médio técnico e diante dos resultados observou-se que o material fornece suporte aos alunos, tais como: conversão, compreensão e a abstração dos conceitos apresentados nas aulas. Além disso, o jogo incentiva a interação com os colegas de classe, promovendo o pensamento lógico e a socialização em um ambiente de sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PedroLucasGomesSoares_TCC.pdf | TCC | 3,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PedroLucasGomesSoares_TERMO.pdf | TERMO | 124,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons