Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Stefany Karoline Pereira de-
dc.date.accessioned2023-12-01T13:06:05Z-
dc.date.available2023-12-01T13:06:05Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29138-
dc.description.abstractThis research seeks to understand the learning process of students involved with the opening of a junior management company for the development of professional skills. In this sense, it intends to also, as specific objectives, identify the perspective of transformative learning in the students interviewed and relate the competences pointed out by the students with the competences detected in the Pedagogical Project of the Administration Business Course of campus IV/ of The Federal University of Paraíba. The study was based on the articulation between transformative learning guided by Mezirow, skills and the movement of junior companies. Therefore, the study is qualitative approach, deductive method, characterized as descriptive and case study. The data collection process was conducted through semi-structured virtual and face-to-face interviews, analyzed through comprehensive and interpretative analysis of the data. The results were organized into 6 categories that address the theme: Encouraging the opening of the Junior Company, Involvement and reflection, Experience and learning in the Junior Company, Changes with the experience in the JC, Skills developed with the JC and Contribution of skills acquired. It is concluded that the interviewed junior entrepreneurs managed to acquire 19 professional skills, being some close to what is established in the of the pedagogical project of the course e referred course. And the development of these skills occurred by a transformative learning achieved in the domains of instrumental and communicative learning, as well as content and process reflection. However, it is necessary to develop more the emancipatory learning domain and reflection of premises so that learning is effectively transformative and better collaborate in the development of professional skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-01T13:06:05Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) StefanyKarolinePereiradeAmorim_TCC.pdf: 601877 bytes, checksum: 5d9cfd0ed6228cab31c2305d4c59d075 (MD5) StefanyKarolinePereiradeAmorim_TERMO.pdf: 242431 bytes, checksum: a2a274c92e7bdaf59543ac62a0477a13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-01T13:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) StefanyKarolinePereiradeAmorim_TCC.pdf: 601877 bytes, checksum: 5d9cfd0ed6228cab31c2305d4c59d075 (MD5) StefanyKarolinePereiradeAmorim_TERMO.pdf: 242431 bytes, checksum: a2a274c92e7bdaf59543ac62a0477a13 (MD5) Previous issue date: 2023-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusãopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem transformadorapt_BR
dc.subjectCompetências profissionaispt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências à luz da aprendizagem transformadora : o caso de estudantes de administração em uma empresa júniorpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca compreender o processo de aprendizagem de alunos envolvidos com a abertura de uma empresa júnior de administração para o desenvolvimento de competências profissionais. Nesse sentido, pretende-se, também como objetivos específicos, identificar a perspectiva da aprendizagem transformadora nos discentes entrevistados e relacionar as competências apontadas pelos discentes com as competências detectadas no Projeto Pedagógico do Curso de Administração do campus IV/Universidade Federal da Paraíba. O trabalho fundamentou-se na articulação entre a aprendizagem transformadora balizada por Mezirow, competências e o movimento de empresas juniores. Diante disso, o estudo é de abordagem qualitativa, de método dedutivo, caracterizado como descritivo e estudo de caso. O processo de coleta de dados foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas virtuais e presenciais, analisado por meio da análise compreensiva e interpretativa dos dados. Os resultados foram organizados em 6 categorias que abordam a temática: Incentivo à abertura da EJ, Envolvimento e reflexão, Experiência e aprendizado na EJ, Mudanças com a vivência na EJ, Competências desenvolvidas com a EJ e Contribuição das competências adquiridas. Conclui-se que os empresários juniores entrevistados conseguiram adquirir 19 competências profissionais, sendo algumas próximas do que se estabelecem no PPC do referido curso. E o desenvolvimento dessas competências ocorreram por um aprendizado transformador alcançado nos domínios de aprendizagem instrumental e comunicativo, além da reflexão de conteúdo e processo. Todavia, é preciso desenvolver mais o domínio de aprendizagem emancipatório e a reflexão de premissas para que o aprendizado seja efetivamente transformador e colabore melhor no desenvolvimento de competências profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
StefanyKarolinePereiradeAmorim_TCC.pdfTCC587,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
StefanyKarolinePereiradeAmorim_TERMO.pdfTERMO236,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons