Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Caroline Pereira-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:25:54Z-
dc.date.available2023-12-04T19:25:54Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29150-
dc.description.abstractThis work has as object of research the political-pedagogical projects of the course (PPC) of Degree in Pedagogy of UFPB and some of its guiding documents from the lens of multiculturalism and its contributions to the field of Education. With the objective of investigating the multicultural perspectives present in the PPC of the pedagogy course of Campus IV of UFPB, observing possible hybridizations in the formation of the graduates of the course. Due to the growing demand for research aimed at teacher training courses and their guiding documents from the perspective of critical multiculturalism, challenging prejudices and respecting diversity. In this sense, the theoretical framework is built on studies related to multiculturalism, curriculum and teacher training defended by Candau (2007; 2011; 2020), Candau and Moreira (2007) Ivenicki/Canen (2007; 2008; 2020), Silva (2022; 2012;), Moreira (2021) Hall (1997; 2009; 2020), among others. In the methodological organization, the research follows the qualitative approach, from the perspective of Documentary Studies, and in the interpretation of the data, the thematic content analysis technique is used. In the results, it was noticed that the pedagogy course of the CCAE-UFPB prioritizes a specific profile and culture, as a reflection of the resolutions that guide its formulation. However, it also presented evidence that exceeds these prospects, as it allows to make visible and reflect on these issues and the way they influence the sociocultural interactions of school and nonschool environments, where diversity should be an intrinsic component of pedagogical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-04T17:02:24Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolinePereiraSilva_TCC.pdf: 1213916 bytes, checksum: 962afd7f24884d054da36987069d63ce (MD5) CarolinePereiraSilva_TERMO.pdf: 489861 bytes, checksum: 9a99e2abfc38a33668a4d599a2cb9136 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-04T19:25:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolinePereiraSilva_TCC.pdf: 1213916 bytes, checksum: 962afd7f24884d054da36987069d63ce (MD5) CarolinePereiraSilva_TERMO.pdf: 489861 bytes, checksum: 9a99e2abfc38a33668a4d599a2cb9136 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-04T19:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CarolinePereiraSilva_TCC.pdf: 1213916 bytes, checksum: 962afd7f24884d054da36987069d63ce (MD5) CarolinePereiraSilva_TERMO.pdf: 489861 bytes, checksum: 9a99e2abfc38a33668a4d599a2cb9136 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleMulticulturalismo, currículo e formação de professores: potenciais e tensões reveladas nos documentos curriculares dos cursos de pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Batista , Aline Cleide-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246128663968596pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 04/12/2023pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de pesquisa os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciatura em Pedagogia da UFPB e alguns de seus documentos orientadores a partir das lentes do multiculturalismo e suas contribuições para o campo da Educação. Com o objetivo de investigar as perspectivas multiculturais presentes no PPC do curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB, observando possíveis hibridizações na formação dos egressos do curso. Pela crescente demanda de pesquisas voltadas aos cursos de formação de professores e seus documentos orientadores sob a ótica do multiculturalismo crítico, desafiando preconceitos e respeitando a diversidade. Nesse sentido, o arcabouço teórico é construído nos estudos relacionados ao multiculturalismo, currículo e a formação de professores defendidos por Candau (2007; 2011; 2020), Candau e Moreira (2007), Ivenicki/Canen (2007; 2008; 2020), Silva (2022; 2012;), Moreira (2021) Hall (1997; 2009; 2020), entre outros. Na organização metodológica, a pesquisa segue a abordagem qualitativa, na perspectiva dos estudos documentais, e na interpretação dos dados usa-se a técnica de análise de conteúdo do tipo temática. Nos resultados, percebeu-se que o curso de Pedagogia do CCAE-UFPB prioriza um perfil e uma cultura específica, enquanto reflexo das resoluções que guiam sua formulação. Entretanto, também apresentou indícios que superam essas perspectivas, pois, as disciplinas apresentaram o potencial de levantar questões multiculturais que permitem a reflexão e a problematização da identidade, da cultura, dos marcadores culturais, da diferença, da diversidade, das (inter)relações socioculturais e de poder. Desse modo, tem a capacidade de trazer aspectos importantes para o perfil dos pedagogos, pois, pode possibilitar visibilizar e refletir a respeito dessas questões e o modo como influenciam as interações socioculturais dos ambientes escolares e não escolares, onde a diversidade deve ser um componente intrínseco das práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinePereiraSilva_TCC.pdfTCC1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CarolinePereiraSilva_TERMO.pdfTERMO478,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons