Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suênia Tavares Da-
dc.date.accessioned2023-12-04T19:27:16Z-
dc.date.available2023-12-04T19:27:16Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29152-
dc.description.abstractIn the current situation, school violence has become an urgent issue, due to the growth of cases and the consequences that impact the whole society. This study aimed to present an overview of cases of peer violence (bullying) in schools of popular environment of Rio Tinto-PB. Methodologically, it followed the principles of qualitative research with an exploratory approach perspective. The empirical research was developed by conducting semi-structured interviews with public school students from two educational institutions. The treatment of the material resulting from the interviews was operationalized through the Thematic Analysis technique. From the point of view of the theoretical framework, the work was based on concepts and categories of sociology and Popular Education. From the results obtained, it was possible to verify, for example, that, as a reflection of the persistent culture of violence in contemporary society, violence between peers (bullying) has become natural in the school environment and has become a constant in the lives of students. Consequently, they find it difficult to dissociate acts of violence from acts of play. It was also found that the approaches used by educational institutions with regard to tackling peer violence, although valid, are not sufficient in the sense of prevention. Among other conclusive reflections, it is pointed out that Popular Education can make significant contributions to dealing with the problem of bullying, such as subsidizing persuasive actions instead of repressive ones, strengthening the identity and self-esteem of the students, stimulating cordial coexistence, etc.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-04T19:01:01Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SuêniaTavaresdaSilva_TCC.pdf: 1061148 bytes, checksum: f8faeeee8b7a50b69bf1099995db9729 (MD5) SuêniaTavaresdaSilva_TERMO.pdf: 122070 bytes, checksum: 3b5758692589f51d78244cfb6a7b9952 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-04T19:27:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SuêniaTavaresdaSilva_TCC.pdf: 1061148 bytes, checksum: f8faeeee8b7a50b69bf1099995db9729 (MD5) SuêniaTavaresdaSilva_TERMO.pdf: 122070 bytes, checksum: 3b5758692589f51d78244cfb6a7b9952 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-04T19:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SuêniaTavaresdaSilva_TCC.pdf: 1061148 bytes, checksum: f8faeeee8b7a50b69bf1099995db9729 (MD5) SuêniaTavaresdaSilva_TERMO.pdf: 122070 bytes, checksum: 3b5758692589f51d78244cfb6a7b9952 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectMeio popularpt_BR
dc.subjectEducação Popularpt_BR
dc.titleA violência escolar entre estudantes do meio popular de Rio Tinto-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Ivonaldo Neres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619259499897850pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3061407340069292pt_BR
dc.description.resumoNa conjuntura atual, a violência escolar tem se tornado uma questão urgente, em decorrência do crescimento de casos e das consequências que impactam toda a sociedade. Este estudo teve como propósito apresentar um panorama geral dos casos de violência entre pares (bullying) em escolas do meio popular de Rio Tinto-PB. Metodologicamente, seguiu os princípios da pesquisa qualitativa com uma perspectiva de abordagem exploratória. A pesquisa empírica foi desenvolvida mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes da rede pública de duas instituições de ensino. O tratamento do material resultante das entrevistas foi operacionalizado através da técnica de Análise Temática. Do ponto de vista do referencial teórico, o trabalho buscou fundamentação em conceitos e categorias da sociologia e da Educação Popular. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar, por exemplo, que, como reflexo da cultura de violência persistente na sociedade contemporânea, a violência entre pares tem se naturalizado no ambiente escolar e se tornado uma constante na vida dos estudantes. Consequentemente, eles apresentam dificuldade em dissociar atos de violência de atos de brincadeira. Também foi constatado que as abordagens utilizadas pelas instituições de ensino no que se refere ao enfrentamento da violência entre pares, embora válidas, não são suficientes no sentido de prevenção. Entre outras reflexões conclusivas, assinala-se que a Educação Popular pode aportar significativas contribuições ao enfretamento da problemática do bullying, como construindo medidas persuasivas em detrimento de ações apenas repressivas, fortalecendo a identidade e a autoestima dos discentes, estimulando a convivência cordial, etc.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuêniaTavaresdaSilva_TCC.pdfTCC1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SuêniaTavaresdaSilva_TERMO.pdfTERMO119,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons