Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29158
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Ana Cláudia Da Conceição-
dc.date.accessioned2023-12-05T12:02:16Z-
dc.date.available2023-12-05T12:02:16Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29158-
dc.description.abstractThe present work had the general objective of carrying out a study on the didacticpedagogical possibilities of the Field of Experiences "Body, gestures and movements" proposed by the BNCC (BRASIL, 2018) of Early Childhood Education, with playing as a structuring axis. In this perspective, a careful reading of the BNCC, of other official documents such as the DCNEI (BRASIL, 2009) and of authors who discuss about playing as Santos (2011) and the characteristics of the child as Lorenzato (2011) was carried out, with the intention of highlighting the importance of moving and playing as essential for the pedagogical work in Early Childhood Education. In addition, five activities were organized with support from the Field of Experiences “Body, gestures and movements”, as a way of contributing to the pedagogical work in Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-05T11:42:07Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf: 365420 bytes, checksum: bf3f8a4241bdd1987b3c39680d8a0658 (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf: 1154697 bytes, checksum: 78fd9b049765797bf92de4f3f3613436 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T12:02:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf: 365420 bytes, checksum: bf3f8a4241bdd1987b3c39680d8a0658 (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf: 1154697 bytes, checksum: 78fd9b049765797bf92de4f3f3613436 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T12:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf: 365420 bytes, checksum: bf3f8a4241bdd1987b3c39680d8a0658 (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf: 1154697 bytes, checksum: 78fd9b049765797bf92de4f3f3613436 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPalavras chavespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.titleA educação infantil e a base nacional comum curricular: o campo de experiências “corpo, gestos e movimentos”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Francisca Terezinha Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7626833193989866pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve o objetivo geral de fazer um estudo sobre as possibilidades didático-pedagógicas do Campo de Experiências "Corpo, gestos e movimentos" proposto pela BNCC (BRASIL, 2018) da Educação Infantil, tendo o brincar como eixo estruturante. Nessa perspectiva foi realizada leitura atenta da BNCC, de outros documentos oficiais como as DCNEI (BRASIL, 2009) e de autores que discutem sobre o brincar como Santos (2011) e as características da criança como Lorenzato (2011), na intencionalidade de evidenciar a importância do movimentar e do brincar como essenciais para o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Além disso, foram organizadas cinco atividades tendo como apoio o Campo de Experiências “Corpo, gestos e movimentos”, como forma de contribuir com o trabalho pedagógico na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdfTCC356,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdfTERMO1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons