Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Ana Cláudia Da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T12:02:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T12:02:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29158 | - |
dc.description.abstract | The present work had the general objective of carrying out a study on the didacticpedagogical possibilities of the Field of Experiences "Body, gestures and movements" proposed by the BNCC (BRASIL, 2018) of Early Childhood Education, with playing as a structuring axis. In this perspective, a careful reading of the BNCC, of other official documents such as the DCNEI (BRASIL, 2009) and of authors who discuss about playing as Santos (2011) and the characteristics of the child as Lorenzato (2011) was carried out, with the intention of highlighting the importance of moving and playing as essential for the pedagogical work in Early Childhood Education. In addition, five activities were organized with support from the Field of Experiences “Body, gestures and movements”, as a way of contributing to the pedagogical work in Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-05T11:42:07Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf: 365420 bytes, checksum: bf3f8a4241bdd1987b3c39680d8a0658 (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf: 1154697 bytes, checksum: 78fd9b049765797bf92de4f3f3613436 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T12:02:16Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf: 365420 bytes, checksum: bf3f8a4241bdd1987b3c39680d8a0658 (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf: 1154697 bytes, checksum: 78fd9b049765797bf92de4f3f3613436 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-05T12:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf: 365420 bytes, checksum: bf3f8a4241bdd1987b3c39680d8a0658 (MD5) AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf: 1154697 bytes, checksum: 78fd9b049765797bf92de4f3f3613436 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Palavras chaves | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.title | A educação infantil e a base nacional comum curricular: o campo de experiências “corpo, gestos e movimentos” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Francisca Terezinha Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0846172626929325 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7626833193989866 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve o objetivo geral de fazer um estudo sobre as possibilidades didático-pedagógicas do Campo de Experiências "Corpo, gestos e movimentos" proposto pela BNCC (BRASIL, 2018) da Educação Infantil, tendo o brincar como eixo estruturante. Nessa perspectiva foi realizada leitura atenta da BNCC, de outros documentos oficiais como as DCNEI (BRASIL, 2009) e de autores que discutem sobre o brincar como Santos (2011) e as características da criança como Lorenzato (2011), na intencionalidade de evidenciar a importância do movimentar e do brincar como essenciais para o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Além disso, foram organizadas cinco atividades tendo como apoio o Campo de Experiências “Corpo, gestos e movimentos”, como forma de contribuir com o trabalho pedagógico na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TCC.pdf | TCC | 356,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AnaCláudiadaConceiçãoAlves_TERMO.pdf | TERMO | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons