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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29178
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Elaine Da-
dc.date.accessioned2023-12-05T18:00:58Z-
dc.date.available2023-12-05T18:00:58Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29178-
dc.description.abstractViolence represents one of the main global public health challenges, with the potential to affect a wide range of social groups. In the school context, it manifests itself in behavior ranging from derogatory nicknames and interruptions during communication to the possibility of triggering physical aggression and damage to the educational environment. Bullying stands out as one of the most prevalent forms of aggressive behavior in the school environment. Notably, it has evolved and spread in an alarming and disturbing way, causing serious physical and psychological ramifications for its victims. This work aims to describe teachers' views and perspectives on school violence and bullying, using theoretical approaches that explore the concept of violence, its various manifestations, etc., in order to formulate a proposal for intervention. To support this work, bibliographical references in the area were reviewed and a survey was carried out with public school teachers in the municipality of Mamanguape-PB. The results showed that both school violence and bullying are complex phenomena, requiring the implementation of preventive and intervention measures to promote a safe and welcoming school environment for all students. It became clear that the role of educators is extremely important in this process, and that training and support for teachers are crucial elements in combating school violence effectively.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-05T16:54:23Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaElaineDaSilva_TCC.pdf: 2570729 bytes, checksum: 84bf64d737f52d05269c3971edfacf99 (MD5) MariaElaineDaSilva_TERMO.pdf: 188099 bytes, checksum: 5eace511b268270f87da7f5fa4c142ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T18:00:58Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaElaineDaSilva_TCC.pdf: 2570729 bytes, checksum: 84bf64d737f52d05269c3971edfacf99 (MD5) MariaElaineDaSilva_TERMO.pdf: 188099 bytes, checksum: 5eace511b268270f87da7f5fa4c142ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T18:00:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaElaineDaSilva_TCC.pdf: 2570729 bytes, checksum: 84bf64d737f52d05269c3971edfacf99 (MD5) MariaElaineDaSilva_TERMO.pdf: 188099 bytes, checksum: 5eace511b268270f87da7f5fa4c142ad (MD5) Previous issue date: 2023-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleViolência escolar: perspectivas docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Ivonaldo Neres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9619259499897850pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 05/12/2023pt_BR
dc.description.resumoA violência representa um dos principais desafios de saúde pública global, com potencial para afetar um amplo número de grupos sociais. No contexto escolar, manifesta-se em comportamentos que vão desde apelidos pejorativos e interrupções durante a comunicação até a possibilidade de desencadear agressões físicas e danos ao ambiente educacional. O bullying se destaca como uma das formas mais prevalentes de comportamento agressivo no ambiente escolar. Notadamente, tem evoluído e se disseminado de maneira alarmante e inquietante, acarretando sérias ramificações tanto físicas quanto psicológicas para suas vítimas. O presente trabalho tem como objetivo descrever as visões e perspectivas de professores acerca da violência escolar e do bullying, empregando abordagens teóricas que exploram o conceito de violência, suas diversas manifestações, etc, no sentido de formular uma proposta de intervenção. Para fundamentar este trabalho, referências bibliográficas da área foram revisadas e realizou-se uma pesquisa com docentes da rede pública do município de Mamanguape-PB por meio de questionários. Quanto aos resultados, constatou-se que tanto a violência escolar quanto o fenômeno do bullying são fenômenos complexos, exigindo a implementação de medidas preventivas e de intervenção para promover um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos os alunos. Ficou evidenciado que o papel dos educadores é de extrema importância nesse processo, e que a formação e o suporte aos professores são elementos cruciais para lidar de maneira eficaz com a violência escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

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